28/07/2017 Iniciativa Araucária+ receberá Prêmio Expressão de Ecologia

Iniciativa Araucária+ receberá Prêmio Expressão de Ecologia

Floresta com Araucárias é foco da iniciativa, que acaba de ser premiada. Foto: Zig Koch.

Ecossistema de Inovação e valorização da Floresta com Araucárias fortalece cadeias produtivas de pinhão e erva-mate

 

Na tarde de 28 de julho será realizada na sede da Fiesc, em Florianópolis, a maior premiação ambiental da Região Sul do Brasil. O 24º Prêmio Expressão de Ecologia premiará 23 instituições e iniciativas que se destacaram em ações sustentáveis em 2016. Ao total, foram 109 participantes em todo o estado de Santa Catarina. A Iniciativa Araucária+, que promove inovação e criação de valor compartilhado nas cadeias produtivas sustentáveis de produtos advindos da Floresta com Araucária como o pinhão e a erva-mate, é a vencedora da categoria “Tecnologias Socioambientais”.

 

A Fundação CERTI e a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza atuam desde 2013 no Planalto Serrano catarinense conectando produtores rurais a um Ecossistema de Inovação que possibilita gerar valor compartilhado nos negócios gerados. Os produtores têm, por meio da Iniciativa, acesso a um mercado diferenciado, rede de Ciência, Tecnologia & Inovação, políticas públicas e investidores. O objetivo principal é alavancar a conservação da Floresta com Araucárias — ameaçada de extinção — por meio de negócios inovadores e sustentáveis.

 

“No Araucária+, os produtos que utilizam insumos da Floresta com Araucárias geram retorno não somente para as empresas compradoras, mas também benefícios para os produtores rurais e para a própria floresta. É um modelo inovador de desenvolvimento regional sustentável, que pode ser aplicado a outros ambientes naturais brasileiros”, destaca o diretor do Centro de Economia Verde da CERTI, Marcos Da-Ré.

 

Em 2016, foram conservados mais de 470 hectares de floresta, envolvendo mais de 100 diferentes atores atuantes na região: produtores rurais, Organizações da Sociedade Civil, Poder Público, grupos de pesquisa, empresas, dentre outros. A intensa e predatória exploração madeireira do ecossistema natural em questão, no início do século XX, resultou na redução drástica da área originalmente coberta pela Floresta com Araucárias – ecossistema do Bioma Mata Atlântica. O Araucária+ organiza numa ponta os produtores rurais, e na outra, empresas do mercado que estão dispostas a pagar um sobrepreço pelos insumos rastreáveis e sustentáveis, gerando valor compartilhado para todos os envolvidos, inclusive para a Floresta com Araucárias.

 

Prêmio Expressão de Ecologia -  O Prêmio foi criado em 2003 pela Editora Expressão e é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil, com a participação de 2.517 cases das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região. Somente nesta edição foram 109 projetos de 80 organizações, que concorreram em 17 categorias. O evento de premiação (Fórum de Gestão Sustentável) será realizado no dia 28 de julho de 2017, na sede da FIESC, em Florianópolis (SC).

 

Conheça os vencedores de 2016: http://www.expressao.com.br/ecologia/vencedores/16.php

 

Conheça o Araucária+: http://araucariamais.org.br/

Fonte: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/28-07-17-iniciativa-araucaria--recebera-premio-expressao-de-ecologia.php on line 147

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/28-07-17-iniciativa-araucaria--recebera-premio-expressao-de-ecologia.php on line 147

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/28-07-17-iniciativa-araucaria--recebera-premio-expressao-de-ecologia.php on line 147