22/11/2018 Obra sustentável não se resume a cuidados ambientais

Obra sustentável não se resume a cuidados ambientais

Foto: Divulgação.

A preocupação com a sustentabilidade vem ganhando espaço na construção civil. Fabricantes investem em tecnologia para oferecer materiais mais resistentes e menos poluentes. Por sua vez, engenheiros e arquitetos põem em prática uma série de medidas que reduzem o consumo de água e energia, como instalação de cisternas, sistemas fotovoltaicos e isolantes térmicos.

 

Mas vale lembrar que o conceito de sustentabilidade transcende os aspectos econômico e ambiental. Ele também abrange uma série de cuidados sociais e deve ser permeado pela preocupação com as pessoas que construirão o imóvel, que o ocuparão, e mesmo com aquelas que viverão em torno dele. Em resumo, uma obra sustentável é aquela em que todos saem ganhando.

 

Por isso, um dos primeiros cuidados antes de começar uma construção ou reforma é escolher uma equipe formalizada e qualificada, que se responsabilize legalmente pela execução dos trabalhos. Isso é importante não apenas para evitar falhas na execução e prejuízos futuros, mas também em um aspecto sustentável. Afinal, uma equipe formalizada é obrigada a recolher impostos, usados para a manutenção de serviços públicos, e deve obedecer a uma série de leis trabalhistas e de zoneamento urbano.

 

No aspecto trabalhista, além do cumprimento das regras estabelecidas pela CLT, é importante estar atento às normas de prevenção de acidentes, como o uso de equipamentos de proteção individual. Trata-se de um cuidado indispensável para garantir a segurança dos trabalhadores da obra e evitar dores de cabeça, inclusive para o proprietário do imóvel, que também pode ser responsabilizado por eventuais acidentes.

 

Por fim, ser sustentável também significa obedecer às regras vigentes de zoneamento. Cidades de médio e grande porte possuem planos diretores que estabelecem, entre outras coisas, taxas de ocupação e impermeabilização do solo e coeficiente de aproveitamento. Esses regulamentos existem para organizar o crescimento urbano e devem ser rigorosamente respeitados a fim de garantir maior qualidade de vida para o conjunto da sociedade.

Fonte: atré comunicação personalizada.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-11-18-Obra-sustentavel-nao-se-resume.php on line 132

Warning: include(../../rodape.php) [function.include]: failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-11-18-Obra-sustentavel-nao-se-resume.php on line 132

Warning: include() [function.include]: Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-11-18-Obra-sustentavel-nao-se-resume.php on line 132