Trajetória da Editora Expressão

Fundada em 1990, a Editora Expressão surgiu com a missão de preencher o pouco espaço que as grandes publicações nacionais davam para a emergente economia do Sul do país. Dentro dessa estratégia, lançou várias publicações pioneiras, ancoradas em um único tema, que se tornaram referência na região e conquistaram dezenas de prêmios de jornalismo, como o Ethos, Febraban, Fiesc e FiatAllis.

Após duas décadas de atuação, tendo consolidado a Revista Expressão como referência na cobertura da economia sulista, a Editora voltou seu foco de atuação exclusivamente para Desenvolvimento Sustentável, passando a editar apenas o Guia de Sustentabilidade, que destaca dois de seus principais temas: o Prêmio Expressão de Ecologia e a Pesquisa de Gestão Sustentável.

 

Criado em 1993, o Prêmio Expressão de Ecologia é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o mais importante do país no segmento empresarial. Seu rigoroso corpo de jurados é formado por ambientalistas e representantes de órgão ambientais públicos dos três estados do Sul. Eles reúnem-se anualmente em Florianópolis (SC) para selecionar os projetos vencedores de ONGs, empresas, escolas, entidades, prefeituras e órgãos públicos com sede ou atuação na região Sul do Brasil.

 

A Pesquisa de Gestão Sustentável é um diagnóstico de sustentabilidade utilizado pelas empresas participantes para avaliação de seu estágio de responsabilidade social e identificação dos temas em que precisam concentrar seus esforços rumo ao desenvolvimento sustentável.  A Pesquisa é baseada nos modernos indicadores da norma NBR ISO 26000.

 

Publicado anualmente, Guia de Sustentabilidade apresenta os projetos ambientais do Prêmio Expressão de Ecologia e as ações sociais da Pesquisa de Gestão Sustentável, além de apresentar matérias exclusivas sobre variados temas ligados a sustentabilidade sulista.

 

Para premiar os vencedores do Prêmio e os destaques da Pesquisa, a Editora Expressão promove o Fórum de Gestão Sustentável. Realizado anualmente na sede da Fiesc, em Florianópolis, o evento conta com palestras e apresentação de cases socioambientais. Cerca de 400 convidados, de empresas e organizações líderes em responsabilidade socioambiental do Sul do país, participam da cerimônia.

 

A Editora também especializou-se na produção de livros de mecenato e sob encomenda do cliente, relatórios de administração e de sustentabilidade, balanços financeiros, perfis empresariais, guias e anuários temáticos, além de outras importantes publicações voltadas para a comunidade empresarial da região Sul.

 

Expressão conta com equipes de jornalistas, historiadores, tradutores, fotógrafos, ilustradores, diretores de arte e editores capazes de entender as estratégias da empresa e oferecer as melhores soluções, aliando precisão, criatividade e um atendimento exemplar. Sua equipe sabe que esse tipo de produto não faz parte do dia a dia da empresa. Portanto, sua produção deve interferir o mínimo possível na rotina de funcionários e diretores.

 

Expressão colecionou clientes de peso ao longo de sua trajetória. Hering, Tractebel Energia, Bunge Alimentos, Tigre, Casan, Sanepar, Copesul/Braskem, Eliane, TIM e Fiesc são alguns desses clientes.

 

Conheça algumas publicações marcaram o pioneirismo da Editora Expressão na região:

 

Ecologia

1993

 

Um ano após a Rio-92, conferência da ONU que apresentava fórmulas capazes de desviar o mundo da destruição ambiental, surgia o Anuário Expressão de Ecologia, com o Prêmio Expressão de Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como o maior do país em sua área. Nenhuma ação ou tendência ambiental de peso no Sul deixou de ser registrada pela publicação. Os cases vencedores funcionam como efeito multiplicador para empresas, prefeituras, ONGs e entidades.



 

 

Maiores Empresas do Sul

1994

 

Em parceria com a Fundação Getulio Vargas, criou o primeiro ranking das Maiores Empresas do Sul. Esse anuário era a única publicação que reunia balanços, o tamanho e as estratégias das grandes companhias do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Um verdadeiro termômetro da economia sulista que serviu de bússola por 13 anos para quem planejasse fazer negócios na região.



 

 

Marcas de Expressão

1995

 

Em parceria com o Datafolha, lançou o primeiro Top of Mind que englobava as marcas preferidas dos consumidores dos três estados sulistas. O Anuário Marcas de Expressão mostrava as principais estratégias de marketing das companhias na região e por 12 anos serviu para balizar suas ações, além de traçar o perfil dos consumidores regionais.



 

 

Inovação Tecnológica

1998

 

Em parceria com a Finep, criou o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica e o primeiro anuário desse tema então desconhecido no país. O prêmio depois tornou-se nacional, com os troféus sendo entregues pelo presidente da República, e um dos principais instrumentos de marketing para o avanço da inovação em empresas, universidades, centros e institutos de pesquisa.



 

 

Gestão Sustentável
2000

 

 

Sintonizada com o desenvolvimento sustentável, o novo conceito para reger o progresso da humanidade, lançou o Anuário de Gestão Sustentável , a primeira publicação focada totalmente no tema no Brasil. A publicação apresenta a maior pesquisa de responsabilidade social empresarial baseada nos indicadores do Instituto Ethos e funciona como um diagnóstico para as companhias.
O ato de responder às centenas de perguntas do questionário aumenta a conscientização e melhora o desempenho das empresas sobre sua gestão nesse campo.



 

 

Exportações
2001

 

O anuário das Maiores Exportadoras do Sul, além de criar o primeiro ranking de comércio exterior, registrava o aumento da globalização da região e o começo do boom brasileiro de exportações. Os cases vencedores serviam de exemplo e davam informações para outras empresas que planejam atuar no mercado internacional.



Sustentabilidade Online
Orçamentos
Portfólio editorial
Cadastro
Envio de Matérias

ENDEREÇO

Caixa Postal 21725
CEP 88058-970
Florianópolis - SC

CONTATO

expressao@expressao.com.br
Fone: (48) 3222-9000

Facebook Editora Expressão Twitter Editora Expressão SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS


Copyright © 2014 Editora Expressão. Todos os direitos reservados.