12/11/2018 Associada da Apremavi faz parte de grupo de Jovens Líderes em Clima

Associada da Apremavi faz parte de grupo de Jovens Líderes em Clima

Visita ao espaço da horta orgânica do Sinal do Vale. Foto: Gabriel Carvalho.

Ao longo dos dois últimos meses a associada e colaboradora da Apremavi, Carolina Schäffer, participou do Curso de Desenvolvimento de Lideranças para o Século XXI. Organizado pelo YCL Brasil, a iniciativa representa o capítulo brasileiro do programa internacional YCL – Youth Climate Leaders (Jovens Líderes em Clima) e tem como principal objetivo capacitar jovens de todo o mundo para desenvolverem suas habilidades de liderança e empreendedorismo e criar soluções para enfrentar as mudanças climáticas.

 

Composto por 3 partes: imersão, field placement e formação de delegação para COP24, o curso teve um currículo focado no desenvolvimento de habilidades para liderança, como Teoria U, escuta ativa e escrita reflexiva. Especialistas em ciência do clima, cooperação internacional, gestão de projetos e transição de carreira também foram convidados a apresentar suas trajetórias e projetos para inspirar o gupo de líderes.

 

Carolina agora é parte do YCL Network e junto com os demais líderes em clima está pensando soluções para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, além, é claro, de ter acesso exclusivo a oportunidades de intercâmbios profissionais e mentoria de profissionais da área socioambiental.

 

Imersão prática

 

Após 6 semanas de encontros para discussão teórica, o curso foi finalizado com uma imersão prática de quatro dias no Sinal do Vale, em Duque de Caxias (RJ), um lugar idealizado para regenerar ecossistemas, comunidades e indivíduos através de relacionamentos inspiradores e experiências de aprendizado. No famoso modelo do “aprender fazendo”, o Sinal do Vale sugere aos visitantes um mergulho em práticas que propõe soluções para a restauração das florestas e a regeneração dos solos, a importância das trocas entre as comunidades e a sugestão de novos sistemas e hábitos alimentares.

 

Além da oportunidade de mergulhar nas práticas oferecidas pelo Sinal do Vale, foram criados espaços interativos e rodas de conversas onde os jovens puderam compreender a importância e o funcionamento de diferentes iniciativas como a Plant for The Planet, a Mancha Tintas Orgânicas, e a plataforma Compras do Bem, todas engajadas no mesmo propósito de construir um planeta mais sustentável. Também foram elaboradas dinâmicas que ajudaran os líderes em clima a aprofundar o seu estudo nos planos de carreira e na conexão com o propósito de vida e suas missões.

 

Prática em Agrofloresta

 

No penúltimo dia da imersão do YCL no Sinal do Vale, Felipe Villela, da reNature., e Eraldo Nagual, da Ecovila El Nagual, ministraram uma prática em agrofloresta para os jovens líderes do YCL.

 

A agrofloresta é uma prática agrícola sustentável que produz alimentos de forma natural. É caracterizada por misturar várias árvores, arbustos, hortaliças, gramíneas e culturas que se complementam, conseguindo assim uma maior variedade de rendimentos e mantendo o equilíbrio natural do ecossistema. Essas plantações simultâneas garantem um fornecimento contínuo de alimentos, bem como alto retorno econômico.

 

Jovens Líderes em Clima

 

A rede de Jovens Líderes em Clima, ou Youth Climate Leaders (YCL), é uma organização brasileira que forma jovens do mundo todo com potencial de assumir cargos de liderança (seja em empresas, governos ou organizações sociais) e chefiar projetos e organizações na área de mudanças climáticas e sustentabilidade.

 

O YCL oferece a oportunidade para que os jovens passem por formações online e off-line, incluindo aulas, visitas de campo e coaching e consigam se inserir profissionalmente no mercado de trabalho, seja começando ou avançando suas carreiras, unindo propósito e impacto social na área das mudanças climáticas/sustentabilidade através da educação e fazendo a ponte com organizações que já atuam no setor.

 

O primeiro piloto do YCL incluiu 10 dias de formações teóricas com profissionais da área em Paris (em parceira com a Universidade de Columbia) e visitas técnicas seguidas por um mês de imersão em projetos no Quênia. A imersão termina agora com a participação de uma delegação do YCL na COP-24, na Polônia.

 


Grupo Brasileiro de Jovens Líderes em Clima. Foto: Gabriel Carvalho.

 

Declaração de Futuro

 

Ao cursar as trilhas propostas pelo programa, os participantes foram convidados a construir uma declaração de futuro na qual deveraim buscar caminhos e soluções para responder a seguinte pergunta:

 

Qual a realidade futura que eu hoje escolho criar, e como a manifestarei na prática?

 

“Oi, eu sou a Carolina. Sou bióloga e artista. Aprendi desde cedo a amar e respeitar a natureza. Compreendo que todas as formas de vida merecem respeito e cuidado. Entendo que no mundo em que vivemos todos somos parte de um todo, não há pensamento solitário. Sei que o futuro aonde quero viver é influenciado diretamente pelos meus hábitos e minhas escolhas e também pelos hábitos dos meus amigos, parentes e vizinhos. Por isso, e pelo amor que as florestas me ensinaram a ter, a realidade que eu escolho construir hoje é baseada na expansão da consciência, na multiplicação do conhecimento, na difusão das ideias. Quanto mais pessoas se reconcetarem com a natureza, maior será a chance de salvarmos a humanidade. Eu acredito que cada movimento é importante e conta: uma foto do momento decisivo, uma conversa com o amigo não convertido, um filme emocionado, um livro escrito na folha de bambu, uma poesia musicada, uma comida preparada com afeto, uma árvore semeada com amor. Vamos junt@s?"

Fonte: Carolina Schäffer - Apremavi.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-11-18-associada-da-apremavi-faz-parte-de-grupo-de-jovens-lideres-em-clima.php on line 181

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-11-18-associada-da-apremavi-faz-parte-de-grupo-de-jovens-lideres-em-clima.php on line 181

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/12-11-18-associada-da-apremavi-faz-parte-de-grupo-de-jovens-lideres-em-clima.php on line 181