Pela 14ª vez a Cooperativa Central Aurora Alimentos recebe o Troféu Onda Verde na 24ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia. O reconhecimento é em decorrência do programa Coleta Segura que recolhe resíduos de produtos veterinários utilizados pelos produtores rurais associados à cooperativa dando-lhes a destinação adequada. A premiação é uma iniciativa da Editora Expressão e está programada para hoje sexta-feira (28), durante o Fórum de Gestão Sustentável, a partir das 14h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O vice-presidente Neivor Canton receberá a premiação em nome da Cooperativa Central.
Com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa é considerada a maior premiação ambiental do Sul do Brasil e evidencia o trabalho de valorização do meio ambiente de grandes empresas, cooperativas, ONGs, prefeituras, entidades e pequenos empreendimentos. "Ao longo dos 24 anos de história, o Prêmio Expressão de Ecologia já reconheceu e foi responsável por garantir notoriedade aos principais projetos socioambientais executados na região Sul", comenta o Diretor Executivo da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho.
Canton observa que na agropecuária são utilizados produtos veterinários para a saúde animal que se descartados inadequadamente podem causar contaminação ao meio ambiente, comprometendo toda cadeia agropecuária. "Para solucionar o problema, a Aurora criou, em 2010, o Programa Coleta Segura com objetivo de uma destinação ambientalmente adequada a esses resíduos, que são resultado de suas cadeias de produção. Temos uma preocupação constante com a preservação ambiental.", complementa.
O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, observa que o programa tem como foco promover a conscientização das famílias rurais associadas à Cooperativa Aurora quanto à destinação correta dos resíduos de serviços de saúde animal gerados nas propriedades. "Até o fim de 2016, foram coletados 352,5 mil kg de resíduos. Participam da iniciativa as 13 cooperativas filiadas que representam mais de 70 mil famílias", complementa.
Fonte: Adjori SC.