27/09/2017 Que Futuro Queremos? Campanha visa estimular o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina

Que Futuro Queremos? Campanha visa estimular o desenvolvimento sustentável em Santa Catarina

Foto: divugação.

#DesafioDos17Dias promove a realização de ações ligadas com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Em Santa Catarina, mais de 289 mil pessoas vivem na extrema pobreza. É o que mostra levantamento feito pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação de SC (SST), realizado em 2017. Nele, é apontado que 4% da população do estado vive com até R$ 85 por mês; estando estas pessoas concentradas, principalmente, em Lages, Florianópolis e Joinville. Cerca de 35 mil delas são crianças de zero a 14 anos, conforme pesquisa da Fundação Abrinq, publicada neste ano.

 

Ainda segundo dados da SST, a parcela da população desempregada em Santa Catarina foi estimada em 283 mil pessoas, um crescimento de 17%, se comparado ao mesmo período em 2016.  

 

Quando o assunto é a participação feminina na política, a desigualdade de gênero é evidente em Santa Catarina. No Estado, apenas 33,0% dos candidatos para a Câmara de Vereadores, em 2016, eram mulheres. A proporção de mulheres eleitas para a Câmara de Vereadores no Estado foi de 13,5%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral. 

 

A erradicação da pobreza; o trabalho decente e crescimento econômico; e a igualdade de gênero estão entre as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estabelecidos em 2015 para serem alcançados até 2030. Em setembro de 2000, as Nações Unidas pela primeira vez estabeleceram um plano de ação para resolver problemas mundiais graves. Foram 8 objetivos para serem alcançados até 2015. 

 

Em setembro de 2015, os países-membros da ONU decidiram continuar o trabalho iniciado quinze anos antes, e aprovaram outro plano de ação, mais abrangente.Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visam colocar o mundo em um caminho sustentável e resiliente.   

 

Com o propósito de disseminar esses objetivos, o Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina promove, neste mês de setembro, uma campanha estadual de sensibilização e mobilização pelos ODS.  

 

"Precisamos deixar esse legado para as futuras gerações. A campanha 2017, com o lema 'Que Futuro Queremos?', visa estimular pessoas e organizações a movimentarem-se para que o desenvolvimento sustentável ocorra em Santa Catarina", afirma Adelita Adiers, Coordenadora Geral voluntária do Movimento ODS Nós Podemos SC e Consultora de Responsabilidade Social da FACISC.   

 

Segundo Andreia Amorim, Coordenadora de Mobilização voluntária do Movimento e Diretora da Prosperitate Consultoria, além de participar da mobilização divulgando a campanha nas redes sociais; as pessoas, as instituições públicas, as empresas e as organizações da sociedade civil podem se envolver realizando ações que contribuam para o alcance dos ODS.  

 

"As empresas, por exemplo, podem usar os ODS como ferramenta de gestão, levando em consideração a sustentabilidade. Já o poder público pode usar os objetivos globais para planejar e executar políticas públicas. As organizações da sociedade civil podem medir seu impacto e avaliar se suas ações ajudam a contribuir com os ODS. E a população em geral pode se envolver participando de ações que envolvam um ou mais dos 17 objetivos, por meio de mutirões ou outras iniciativas sociais. Existem muitas formas, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável servem como um guia para quem quer partir para a ação", explica Andreia.

 

Signatária do Movimento, a plataforma de engajamento social Go For Good está realizando o #DesafioDos17Dias, onde cada inscrito recebe por e-mail uma dica de atitude por 17 dias. Todas essas ações estão sempre ligadas com cada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além de realizar as ações, o inscrito será convidado a dar o exemplo e divulgar suas ações nas redes sociais, ganhando assim o selo de "influenciador do bem". 

 

"A ideia é mostrar que fazer a diferença não precisa ser difícil ou chato, muito pelo contrário, pode ser algo fácil e até divertido. Existem muitas formas de no nosso dia a dia, através de ações rotineiras, gerar um grande impacto. Desde doação de sangue, separar o lixo em casa, usar um transporte alternativo ao invés do carro, uma vez por semana reduzir o consumo de carne, enfim, são ações que temos o poder de fazer rotineiramente e às vezes esquecemos", explica Jorge Henrique da Silva, um dos fundadores da startup Go For Good.  

 

>>> Inscrições  

 

Se você ainda não é signatário do Movimento ODS Nós Podemos SC e deseja participar da campanha, faça sua adesão ao Movimento: entre em contato pelo e-mail contato@nospodemos-sc.org.br. E para saber mais sobre o Movimento, acesse nospodemos-sc.org.br.

 

Use as hashtags: 

#SejaODS #SomosODS #SouODS

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 

 

1) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares. 
2) Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável. 
3) Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 
4) Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 
5) Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. 
6) Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água, e saneamento para todos. 
7) Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e com preço acessível à energia para todos. 
8) Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos. 
9) Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. 
10) Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles. 
11) Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. 
12) Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. 
13) Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e os seus impactos. 
14) Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. 
15) Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda de biodiversidade. 
16) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos, e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 
17) Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Carine Bergmann - Movimento Nacional ODS Nós Podemos SC.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/27-09-17-campanha-que-futuro-queremos-estimula-o-desenvolvimento-sustentável-em-santa-catarina.php on line 177

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/27-09-17-campanha-que-futuro-queremos-estimula-o-desenvolvimento-sustentável-em-santa-catarina.php on line 177

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/27-09-17-campanha-que-futuro-queremos-estimula-o-desenvolvimento-sustentável-em-santa-catarina.php on line 177