A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu novas licenças para três complexos eólicos do Estado do Rio Grande do Sul, o que permitirá que as empresas se habilitem a participar do 2º Leilão de Energia de Reserva previsto para dezembro deste ano.
Conforme o edital da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o prazo para as empresas apresentarem a licença ambiental e desta forma estarem habilitadas ao leilão é de 80 dias antes da realização do mesmo, sendo que este prazo encerra amanhã, 28.
Foi emitida Licença de Instalação para a empresa Ventos do Retiro Energética Ltda., autorizando a implantação de 54 aerogeradores com capacidade para gerar 108 MW (megawatts) no complexo Eólico Dom Pedrito, localizado nos municípios de Dom Pedrito e Bagé.
Também foram emitidas Licenças Prévias para as empresas Renobrax Energias Renováveis Ltda. e Enerplan Vitória Participações SA, que conferem viabilidade ambiental das áreas previstas para o Complexo Eólico Dona Helena e o Complexo Eólico Vitória, respectivamente. O empreendimento da Renobrax, localizado no município de Tapes, contará com 80 aerogeradores e terá capacidade de gerar 200 MW. Já o empreendimento da Enerplan, localizado no município de Mostardas, contará com 18 aerogeradores e sua capacidade de geração de energia poderá chegar a 48,6 MW.
Nos últimos meses, a Fepam empenhou-se na análise dos projetos de geração eólica, tendo emitido 14 licenças ambientais, permitindo que o Rio Grande do Sul concorra ao leilão com empreendimentos que somam mais de 2,0 GW (2000 MW) de potência, considerando apenas as licenças emitidas em 2016.
Fonte: FEPAM / SEMA.