Nesta terça-feira, dia 24 de abril de 2018, foi realizado o encontro do GEIA - Grupo de Estudos Interdisciplinares em Agroecologia do Projeto de Extensão Educação para Transformação: meio ambiente, saúde e gênero, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Este Projeto é coordenado pela docente Dra. Márcia G. Marian Vieira, e tem como objetivo promover educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.
O encontro teve como objetivo debater e socializar a temática sobre agricultura biodinâmica, ministrado por Nelson Jacomel, mestre em Engenharia de Produção com experiência em Ciências Agrárias, representante da Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul. A tarde contou com a presença de 61 participantes, sendo estes acadêmicos, docentes, estagiários, mulheres agricultoras e comunidade.
Os participantes obtiveram aprendizado da vivência em agricultura biodinâmica, além de compreender conteúdos sobre o assunto e os benefícios da prática para o ecossistema. A palestra teve uma abordagem reflexiva pelo ministrante sobre o modo como o ser humano lida com a apropriação do reino vegetal, a comunhão entre solo, planta e desenvolvimento e o papel representativo da planta no espaço de plantio. Incluindo também conhecimentos geológicos e astronômicos e a relação do ser humano com o ambiente.
Os encontros realizados pelo GEIA ocorrem desde 2017 e promovem o conhecimento e pensamento crítico por meio de estudos, pesquisas e debates que abordam temáticas agroecológicas por meio de oficinas teórico-práticas. O grupo tem como propósito realizar encontros através do grupo de estudos sobre agroecologia e suas diretrizes, com ênfase em produção orgânica, proporcionando aos participantes conhecimento teórico e prático sobre técnicas ecológicas de manejo com enfoque na sustentabilidade.
Fonte: Univali de Itajaí.