A Imbralit, empresa catarinense do setor de telhas de fibrocimento e caixas d’água plásticas, foi aprovada em auditoria de manutenção das certificações ISO9001 – gestão da qualidade e ISO14001 – gestão ambiental, realizada em março deste ano.
“Somos a primeira empresa brasileira do setor a conquistar essas certificações. Sua manutenção há mais de dez anos assegura a conformidade de nosso sistema de gestão da qualidade e meio ambiente aos melhores padrões internacionais, ao mesmo tempo em que constitui uma forma de nos destacar em um mercado caracterizado nos últimos anos pela transição dos produtos convencionais para a nova tecnologia sem amianto”, afirma Rui Inocêncio, gerente de relações institucionais.
Há mais de 20 anos utilizando água de reuso em suas operações, a Imbralit iniciou esse processo antes mesmo dele se tornar uma obrigação nas empresas. “Fazemos a captação de águas fluviais que depois são passadas para dois açudes. Toda água utilizada é reaproveitada 100%. Nada é desperdiçado no processo”, diz João Batista Cargnin, diretor industrial da Imbralit.
Além da reutilização de água, a Imbralit também produz o mínimo possível de resíduos. Na fabricação de telhas, por exemplo, as peças que estão boas seguem para a expedição e o restante é moído novamente para retornar para o processo. Aquilo que realmente necessita ser descartado é encaminhado para aterros controlados ou para a reciclagem. “Se você faz um controle rigoroso da matéria prima, você além de reduzir custos, evita também a retirada desses minérios e materiais da natureza. É importante ter essa consciência”, afirma Cargnin.
Líder de mercado na Região Sul do Brasil, a companhia responde por importante fatia do mercado nacional. Em 2015 tornou-se a segunda empresa brasileira a fabricar telhas onduladas de fibrocimento exclusivamente sem amianto, uma conquista tecnológica construída ao longo de dez anos de parceria com os maiores fornecedores europeus de tecnologia de fibrocimento e a Universidade de São Paulo.
A Imbralit foi fundada em 1974 e atua com a produção de telhas de fibrocimento sem amianto e caixas d’água plásticas. A companhia possui capacidade para produção de 300 mil toneladas anuais e responde por importante fatia do mercado nacional. Além disso, é uma das pioneiras no país a produzir telhas de fibrocimento exclusivamente sem amianto, fruto de uma parceria de mais de quinze anos com fornecedores europeus de tecnologia e com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Fonte: Ariane Freitas - Comunicare.