22/05/2017 Livro produzido pela Expressão para o Senai SC é lançado na Jornada da Indústria

Livro produzido pela Expressão para o Senai SC é lançado na Jornada da Indústria

Rodrigo Coutinho, Diretor Executivo da Editora Expressão, entrega o livro Ensinar é Aprender para o Presidente da FIESC, Glauco Côrte. Foto: divulgação.

Com 204 páginas e tiragem de 3 mil exemplares, o livro “Ensinar é Aprender: Situações de Aprendizagem do Senai SC em 2016” foi lançado no dia 17 de maio na sede da FIESC, em Florianópolis, durante a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense. O projeto é mais uma parceria da Editora Expressão com o Sistema FIESC, com histórico de grandes obras publicadas, como os livros dos 50, 60 e 65 anos da entidade catarinense.

 


Evento reuniu mais de 500 pessoas na FIESC. Foto: Marcus Quint.

 

O livro apresenta a metodologia utilizada pelo Senai Santa Catarina, que é focada no conceito de “aprender fazendo”. Assim, o conteúdo apresentado em sala de aula é colocado em prática nas chamadas Situações de Aprendizagem, cuidadosamente planejadas para permitir ao estudante a aplicação dos conhecimentos em um projeto adequado ao seu grau de maturidade e à área de atuação do seu curso.

 


Professores do Senai receberam a publicação do Presidente Glauco.
Foto: Marcus Quint.

 

A obra destaca 40 Situações de Aprendizagem desenvolvidas com estudantes catarinenses, que representam a síntese das atividades pedagógicas do Senai ao longo de 2016. Mais de 1.500 jovens que participaram dos projetos descritos no livro, oriundos de todas as regiões de Santa Catarina. São projetos de diversos temas e cursos, como o desenvolvimento de pebolim humano, encosto para cadeira de rodas da Apae, reúso de garrafas, produção de pijamas, linha de calçados, coleção de roupas  e montagens de vitrines de moda, entre outros. Também apresenta sofisticados cases de robótica, elevador de veículos, criação de fliperama e kart elétrico.

 


Professores reunidos após o lançamento do livro. Foto: Marcus Quint.

 

Na quarta capa do livro, o Diretor Regional do Senai SC, Jefferson de Oliveira Gomes, justifica a escolha do nome do livro. “Ensinar é Aprender remete à troca essencial e rica que deve existir entre docente e estudante. O acento faz toda a diferença para demonstrar a mudança no ensino que o Senai preconiza. Sem o acento, teríamos Ensinar e Aprender, duas ações separadas, uma de responsabilidade do docente e outra do estudante. Com o acento, os papéis se misturam, apresentando a sinergia que deve haver entre os dois protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. O título sintetiza, assim, o espírito desta publicação, cujo conteúdo orgulha a cada um de nós, que compartilhamos o dia a dia da educação”.

 


Myrthes Meinicke, Ivanete Lurdes Costacurta e o Diretor Regional do Senai Santa Catarina, Jefferson de Oliveira Gomes, comemoram com Coutinho o sucesso do projeto. Foto: divulgação.

 

Com ícones que facilitam a leitura, depoimentos de estudantes e docentes, além de diversos boxes explicativos sobre os temas abordados, o livro chama a atenção do leitor pelo visual moderno e bastante colorido. Os textos são de autoria do jornalista Maurício Oliveira e a direção de arte de João Henrique Moço.



Publicação foi distribuída aos participantes do evento. Foto: divulgação.

Fonte: Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-05-17-livro_expressao_senai_sc_jornada_industria.php on line 170

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-05-17-livro_expressao_senai_sc_jornada_industria.php on line 170

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/22-05-17-livro_expressao_senai_sc_jornada_industria.php on line 170