21/08/2017 Santa Catarina recebe a segunda etapa do programa Banho de Energia, da Celesc

Santa Catarina recebe a segunda etapa do programa Banho de Energia, da Celesc

Foto: Julio Cavalheiro/Secom.

O governador Raimundo Colombo e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, lançaram nesta quinta-feira, 17, em Lages, a segunda edição do projeto Banho de Energia, que já beneficiou mil famílias da região serrana. Com investimentos de quase R$ 6 milhões do Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel, a expectativa é instalar, desta vez, em um ano, trocadores de calor nos fogões a lenha para aquecer água de chuveiro e cozinha em 800 unidades consumidoras.

 

Além disso, 12 mil lâmpadas tradicionais serão substituídas por lâmpadas LED em 2,4 mil unidades consumidoras. Nessa etapa, serão beneficiados consumidores dos municípios de Bocaina do Sul, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Lages, Rio Rufino, São Joaquim, São José do Cerrito, Palmeira e Urubici.

 

>>> Mais fotos

 

Colombo enfatizou o aspecto social do projeto. “Além do comprometimento técnico, a empresa pública deve estar atenta ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde está inserida. Isso faz a diferença e faz com que a Celesc seja, hoje, referência nesse aspecto”, afirmou.

 

Siewert destacou que o tema "sustentabilidade" é compromisso corporativo, mantendo o foco no desenvolvimento social, econômico e ambiental: “Energia elétrica é fator de competitividade e de desenvolvimento. Os nossos investimentos em eficiência energética estão alinhados com esses objetivos e permitem otimizar o uso das fontes de energia, beneficiando a maior quantidade possível de pessoas em áreas de maior necessidade”, explicou.

 

 

Na ocasião, foi anunciado o lançamento de edital para contratação de empresa para cadastrar consumidores na Tarifa Social de Energia Elétrica. “Este é um programa que atende consumidores residenciais inscritos nos programas sociais do Governo Federal e permite a redução nas tarifas de energia, conforme a faixa de consumo – 65% de desconto para consumo de 30kWh/mês, 40% para consumo de 31 a 100kWh/mês e 10% para consumo de 101 a 200kWh/mês”, explica Siewert. Cada unidade consumidora também receberá quatro lâmpadas LED para substituir outras, menos eficientes. 

 

Como funciona

O inventor do sistema Banho de Energia e parceiro da Celesc, Alcino Alano, criou um sistema para esquentar a água das residências reutilizando o calor desperdiçado pelas chaminés que, após período de testes, foi adotado pelo Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel.

 

Nesse sistema, um trocador de calor é instalado na chaminé dos fogões a lenha para aquecer a água que, então, é armazenada em um reservatório térmico e pode ser distribuída para chuveiros e torneiras. Outro benefício do sistema é a ampliação da eficiência do fogão, que permite a economia de lenha e a redução da emissão de cinza e de fuligem.

 

Em sua primeira edição, o projeto gerou economia de 1.500MWh/ano, suficiente para abastecer cerca de sete mil residências por mês, e reduziu em mais de 700kWh o consumo nos horários de ponta. Marlene Lima, moradora de Urupema, diz que teve redução de 20% em sua conta de luz. “Essa economia faz diferença no orçamento doméstico. Com o dinheiro que sobra, podemos investir em outras necessidades da casa ou da propriedade”, conta.

Fonte: Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/21-08-17-santa-catarina-recebe-a-segunda-etapa-do-programa-banho-de-energia-da-celesc.php on line 142

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/21-08-17-santa-catarina-recebe-a-segunda-etapa-do-programa-banho-de-energia-da-celesc.php on line 142

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/21-08-17-santa-catarina-recebe-a-segunda-etapa-do-programa-banho-de-energia-da-celesc.php on line 142