16/08/2017 Certificação de Responsabilidade Social da Alesc recebe inscrições até 26 de setembro

Certificação de Responsabilidade Social da Alesc recebe inscrições até 26 de setembro

responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br

Mais de 80 organizações já iniciaram o processo de inscrição na 7ª edição do Certificado e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas à participação de empresas e organizações da sociedade civil, com atuação socialmente responsável, até o dia 26 de setembro. A iniciativa, desenvolvida pela Assembleia Legislativa em conjunto com 12 instituições, reconhece o mérito de organizações que comprovem, por meio da publicação de balanço socioambiental, o comprometimento da gestão com o desenvolvimento sustentável.

 

Para se inscrever, a organização precisa preencher o formulário de inscrição disponível no site e anexar os documentos comprobatórios (certidões negativas e o balanço socioambiental). O Certificado de Responsabilidade Social tem validade de um ano, por isso, para manter a certificação, a organização deve participar anualmente. A cada edição, os melhores desempenhos são premiados com o Troféu Destaque SC.

 

Nesta 7ª edição, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela premiação, fez alterações no edital do certame com o objetivo de desburocratizar o processo e simplificar o preenchimento das informações. “O formulário de inscrição está mais enxuto e os itens perguntados e que devem ser informados pelas organizações são estritamente os que serão considerados para a nota da certificação”, explicou a presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Karla Straioto Spessatto.

 

O Edital 2017 também incluiu modificações na descrição dos conteúdos mínimos a serem contemplados no balanço social. As organizações devem ficar atentas a esses itens, pois eles indicam aquilo que a comissão julgadora realmente vai observar no documento.

 

Outra novidade é que este ano foi suprimida a necessidade de apresentação de licença ambiental de operação. Em contrapartida, as empresas precisarão declarar que atuam em conformidade com as legislações federal, estadual e municipal vigentes, e também em conformidade com as resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) 1/2006 e 13/2012, que tratam dos empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental.

 

A certificação
A Certificação de Responsabilidade Social é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com 12 entidades e órgãos governamentais, que tem como objetivo reconhecer as organizações (empresas e entidades com fins não econômicos) com as melhores práticas socioambientais. Na 6ª edição, em 2016, 115 organizações participaram do certame e 93 conquistaram a certificação, sendo 53 entidades, 36 empresas privadas e 4 empresas públicas. O troféu foi concedido a 5 empresas e a 2 entidades.

 

Organizações que promovem a Certificação de Responsabilidade Social em 2017:
• Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
• Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);
• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC);
• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
• Observatório Social de São José (OSSJ); e
• Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).

Fonte: Alesc.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-08-17-certificacao-alesc_inscricoes_ate_26_setembro.php on line 154

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-08-17-certificacao-alesc_inscricoes_ate_26_setembro.php on line 154

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/16-08-17-certificacao-alesc_inscricoes_ate_26_setembro.php on line 154