responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br
Mais de 80 organizações já iniciaram o processo de inscrição na 7ª edição do Certificado e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas à participação de empresas e organizações da sociedade civil, com atuação socialmente responsável, até o dia 26 de setembro. A iniciativa, desenvolvida pela Assembleia Legislativa em conjunto com 12 instituições, reconhece o mérito de organizações que comprovem, por meio da publicação de balanço socioambiental, o comprometimento da gestão com o desenvolvimento sustentável.
Para se inscrever, a organização precisa preencher o formulário de inscrição disponível no site e anexar os documentos comprobatórios (certidões negativas e o balanço socioambiental). O Certificado de Responsabilidade Social tem validade de um ano, por isso, para manter a certificação, a organização deve participar anualmente. A cada edição, os melhores desempenhos são premiados com o Troféu Destaque SC.
Nesta 7ª edição, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela premiação, fez alterações no edital do certame com o objetivo de desburocratizar o processo e simplificar o preenchimento das informações. “O formulário de inscrição está mais enxuto e os itens perguntados e que devem ser informados pelas organizações são estritamente os que serão considerados para a nota da certificação”, explicou a presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, Karla Straioto Spessatto.
O Edital 2017 também incluiu modificações na descrição dos conteúdos mínimos a serem contemplados no balanço social. As organizações devem ficar atentas a esses itens, pois eles indicam aquilo que a comissão julgadora realmente vai observar no documento.
Outra novidade é que este ano foi suprimida a necessidade de apresentação de licença ambiental de operação. Em contrapartida, as empresas precisarão declarar que atuam em conformidade com as legislações federal, estadual e municipal vigentes, e também em conformidade com as resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) 1/2006 e 13/2012, que tratam dos empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental.
A certificação
A Certificação de Responsabilidade Social é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com 12 entidades e órgãos governamentais, que tem como objetivo reconhecer as organizações (empresas e entidades com fins não econômicos) com as melhores práticas socioambientais. Na 6ª edição, em 2016, 115 organizações participaram do certame e 93 conquistaram a certificação, sendo 53 entidades, 36 empresas privadas e 4 empresas públicas. O troféu foi concedido a 5 empresas e a 2 entidades.
Organizações que promovem a Certificação de Responsabilidade Social em 2017:
• Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
• Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
• Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
• Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
• Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);
• Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
• Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio/SC);
• Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
• Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
• Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
• Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
• Observatório Social de São José (OSSJ); e
• Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Fonte: Alesc.