09/08/2016 Projeto Sabores da Roça receberá o Prêmio Expressão de Ecologia

Projeto Sabores da Roça receberá o Prêmio Expressão de Ecologia

Vídeo: Projeto Sabores da Roça

Vídeo produzido em parceria com a Editora Expressão será exibido durante o Fórum de Gestão Sustentável 2016, no dia 26/8, na FIESC, quando o Cemear e o Instituto Oi recebem o Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão de Ecologia.

Inscreva-se para participar do Fórum de Gestão Sustentável

 

Facilitar o acesso a alimentos saudáveis de origem agroecológica aos consumidores e assessoria técnica às comunidades agrícolas e populações tradicionais da região catarinense do Vale do Itajaí é o principal objetivo do Projeto Sabores da Roça. A iniciativa é desenvolvida pelo Cemear em parceria com o Instituto Oi Futuro.

 

O Centro de Motivação Ecológica e Alternativas Rurais - Cemear é uma instituição voltada para promover o desenvolvimento sustentável do Alto Vale do Itajaí através da implementação da produção agroecológica de alimentos em propriedades familiares, colaborando também com sua distribuição, comercialização e divulgação. É integrante da Rede Ecovida de Agroecologia, organização que reúne diversas entidades - como associações, cooperativas, ONGs, famílias agricultoras e populações tradicionais - com o objetivo de promover uma melhor organização da agricultura ecológica no Sul do Brasil e também a certificação agroecológica dos alimentos.

 

O Cemear foi fundado em 2000 com o objetivo de ser um espaço de orientação e integração de famílias agricultoras, que cansadas do manuseio de agrotóxicos, algumas apresentando graves intoxicações, buscavam novas perspectivas para sobreviver da agricultura. Ao constatar a importância de oferecer para essas comunidades catarinenses a produção e o consumo de alimentos saudáveis, livres de pesticidas, e em harmonia com o meio ambiente, surgiu o Projeto Sabores da Roça apoiado pelo Programa Oi Novos Brasis, desenvolvido pelo Instituto Oi Futuro. Vinculado a empresa de telecomunicações Oi, o instituto apoia mais de 170 projetos socioambientais em todas as regiões do país.

 

O Sabores da Roça atua em diferentes frentes, abrangendo a produção, distribuição e ações de comunicação sobre os benefícios dos alimentos agroecológicos. A equipe técnica do Cemear capacita as novas famílias que desejam implementar a agricultura ecológica e também trabalha no assessoramento técnico e planejamento dos produtores já consolidados na região. Em conjunto com o Núcleo Regional de Agroecologia, vinculado a Rede Ecovida,o Cemear realiza a certificação participativa dos alimentos produzidos para que sejam comercializados com qualidade e segurança.

 

O Projeto também oferece serviços de apoio ao recolhimento, distribuição e comercialização dos alimentos produzidos pelas famílias agricultoras e populações tradicionais. Viabiliza a organização de novos espaços para comercialização direta como as feiras e alimentações escolares. Nesse sentido vem estruturando um circuito que atualmente integra 8 Feiras Agroecológicas. Em agosto de 2015 foi estabelecida a Feira Agroecológica do Canta Galo, localizada no município de Rio do Sul.

 

Além de ter criado uma identidade visual para promover as feiras agroecológicas, o projeto desenvolve diversas ações de comunicação, voltadas para propagar o consumo consciente, agregar novas parcerias, divulgar e conquistar espaços para comercialização dos alimentos. Também conta com a realização de oficinas, publicação de um boletim quadrimestral sobre suas atividades e divulgação em rádios locais e mídias sociais. Além disso, promove uma mostra fotográfica itinerante nas feiras agroecológicas, escolas e eventos regionais. Para realizar essas atividades recebe o apoio de voluntários nos diferentes municípios de realização das feiras, como de diretores e professores de instituições de ensino.

 

Foram seus consistentes e relevantes resultados que levaram o Sabores da Roça a conquista do Prêmio Expressão de Ecologia. O projeto já capacitou 52 famílias agricultoras e populações tradicionais em produção agroecológica e 150 escolares e 35 famílias urbanas em horticultura ecológica, implantou 3 hortas coletivas, 5 arranjos produtivos agroflorestais, realizou 5 mostras fotográficas, resgatou 16 variedades da agrobiodiversidade local, distribuiu 450 kg de sementes de Palmeira Jussara, além de ter certificado 24 unidades produtivas para produção agroecológica.

Fonte: Editora Expressão.




Últimas notícias
Envio de Matérias
Portfólio editorial
Cadastro
Siga-nos no facebook

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/09-08-16-projeto_sabores_roca.php on line 141

Warning: include(../../rodape.php): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/09-08-16-projeto_sabores_roca.php on line 141

Warning: include(): Failed opening '../../rodape.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /var/www/html/expressao.com.br/web/noticias/materias/09-08-16-projeto_sabores_roca.php on line 141