Técnicos da Divisão de Emergência Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) atenderam na tarde de hoje (8) o acidente que causou o descarrilamento de duas locomotivas e seis vagões transportando combustíveis no município de Passo Fundo. Embora o acidente tenha ocorrido ontem, somente hoje, quando as locomotivas foram movimentadas é que foi detectado o vazamento de diesel no tanque da primeira locomotiva.
Uma empresa terceirizada de atendimento a emergências ambientais está fazendo o recolhimento do óleo diesel que está vazando diretamente numa vala impermeabilizada com lona. O líquido está sendo direcionado para um caminhão tanque.
Os técnicos constataram também pequenos vazamentos nas válvulas dos vagões tanques que estavam inclinados, mas não chegaram a tombar no solo. Todo o combustível dos vagões será transferido ainda hoje para um comboio auxiliar.
Para evitar danos ambientais, a Fepam orienta que os eventuais resíduos gerados sejam removidos, mesmo que em pequenas quantidades. Os técnicos da Fepam Diego Hoffmeister e Rafael Volquind, que atenderam a ocorrência, permanecem até amanhã no município para acompanhar as medidas de controle.
O tráfego na linha férrea já foi retomado.
Fonte: FEPAM / SEMA.