Boss Pneus recebe e encaminha esses itens para a transformação em asfalto
Junho é mês do meio ambiente e a campanha global visa alertar para o uso de materiais poluentes ao planeta. Entre eles está o pneu, utilizado no cotidiano por todos, precisa receber o destino correto para não se tornar contaminante para o ar, solo ou até mesmo proliferar doenças. Para evitar esta situação, a Boss Pneus é uma representante catarinense para recolhimento das unidades que precisam ser recicladas ou descartadas. A empresa de Joinville (SC) inclusive irá inaugurar um novo Auto Center na segunda-feira (11/6), que ampliará o número de espaços para entrega dos pneus antigos.
O recolhimento é gratuito e o pneu pode ser entregue em qualquer estado de conservação, mesmo estando rasgado e sujo. Neste local, os pneus são armazenados e posteriormente coletados por empresas credenciadas a dar a correta destinação. Os pneus inservíveis são enviados para o descarte. Em parceria com a Strasse Recicladora e a Greca Asfaltos, as unidades são picadas e adicionadas aos materiais para produção de asfalto de borracha com apelo ecológico. “Chega a durar cinco vezes mais que o asfalto comum. Com esta ação, os pneus velhos são tirados do meio ambiente e direcionados para asfaltos novos em rodovias modernas e mais seguras”, explica Anderson Heiderscheidt, Gerente Comercial da Boss Pneus.
Todo o processo de descarte é previsto pelo Plano de Gerenciamento, Armazenamento e Destinação de Pneus inservíveis (PGP) conforme a Lei Federal 12.305 de 2010 e CONAMA 416 de 2009. Anderson explica que a Boss Pneus possui a obrigação legal de reciclar 70% dos pneus que por eles são importados. No mercado pneumático desde 1996, atualmente atuando também com o e-commerce, a empresa conta com parceiros que fazem o recolhimento das unidades inservíveis nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e toda Santa Catarina. “Nossos parceiros atuam como um centro de recebimento destes pneus e fazem a destinação correta”, esclarece.
Anderson relembra que nem sempre os pneus desgastados apresentam uma evidente aparência da necessidade de troca. Para quem está em dúvidas, ele recomenda a utilização do Trade Wear Indication (TWI). “Nada mais é do que a demarcação de vida útil do pneu por desgaste de rodagem. Todos os pneus novos, sem exceção, obrigatoriamente possuem este demarcador. Quando a banda de rodagem atinge o TWI é hora de substituir o pneu por um novo”, alerta.
Riscos do pneu para o Meio Ambiente
Quando descartado de maneira errada, deixado nos quintais, ou em áreas abertas, os pneus podem se tornar um risco para o meio ambiente e podem levar até 600 anos para se decompor. Segundo o Ministério do Meio Ambiente eles podem soltar componentes e poluir o solo e o lençol freático. A queima de pneus, prática considerada por lei uma agressão ao planeta, também libera toxinas que provocam mortalidade prematura, problemas no coração e deterioração das funções pulmonares de seres humanos, animais e aves.
Além disso, quando descartado de maneira incorreta, o pneu pode se tornar um caso de saúde pública. O formato dos objetos também permite o acumulo de água e a proliferação de dengue, febre amarela, malária, entre outras doenças. Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde, os pneus foram apontados como o principal criadouro do mosquito Aedes Aegypti em 25% dos municípios.
SERVIÇO - Recolhimento de pneus antigos Boss Pneus
Data: loja abrirá na segunda-feira (11/6)
Horário de atendimento: das 8h às 18h
Auto Center Boss Pneus: Av. Cel. Procópio Gomes, 1008 Bucarein – Joinville (SC).
Fonte: Martha Kienast – Oficina das Palavras.