Elemento central da elaboração de um relatório de sustentabilidade alinhado com as diretrizes do GRI 4.0, os aspectos materiais são aqueles que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos da organização ou que influenciam substancialmente as avaliações e decisões dos stakeholders.
Muitas vezes, observamos que as empresas acabam abraçando algumas causas de forma intuitiva ou ligadas exclusivamente à visão de seus proprietários como prioritárias, sem efetuar uma avaliação mais criteriosa quanto a seus desafios e benefícios ao negócio ou às partes interessadas e estratégicas para a empresa.
Pensando nisso, o GRI – Global Reporting Iniciative, uma organização internacional que ajuda empresas, governos e outras instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade, definiu como critério para definição dos temas a serem relatados nos relatórios de sustentabilidade o princípio da materialidade, que consiste em determinar e priorizar aqueles aspectos que refletem os impactos econômicos, ambientais e sociais significativos da organização, ou que possam influenciar, substantivamente, as avaliações e decisões dos stakeholders.
Determinados através de uma representação gráfica, que combina fatores internos e externos à organização, conhecida como Matriz da Materialidade, os temas materiais são aqueles que refletem os impactos, riscos e oportunidades de sustentabilidade e para os quais deve-se estabelecer um plano de gerenciamento e controle.
Dessa forma, a matriz da materialidade é muito mais do que uma mera burocracia a ser realizada para atender aos requisitos do relatório de sustentabilidade, em conformidade ao GRI 4.0, é uma importante ferramenta de gestão e tomada de decisões estratégicas.
Participe do curso da Aequo Sustentabilidade e aprenda a tornar o relatório mais relevante, confiável e compreensível, oferecendo as melhores informações sobre as questões relacionadas à sustentabilidade de sua organização.
O curso, alinhado com as diretrizes do GRI 4.0, tem por objetivo auxiliar a elaboração de relatórios de sustentabilidade, aprofundando a compreensão do Princípio da Materialidade e capacitando o participante para realizar este processo de definição dos aspectos econômicos, sociais e ambientais que devem ser incluídos no relato.
Data do curso: 09 Jun, 2017
Local: Florianópolis - SC
Carga horária: 8 horas
Investimento: R$ 460,00
Profissionais envolvidos com o tema, notadamente aqueles envolvidos com os relatos de sustentabilidade corporativa ou que buscam enriquecer seus conhecimentos sobre práticas sustentáveis da empresa. Também, direcionado a estudantes e profissionais de diversas áreas que tem interesse no tema responsabilidade social e sustentabilidade.
André Montagna: Engenheiro Mecânico, Mestre em Administração e Especialista em Planejamento Energético Ambiental. Fundador da empresa de educação e consultoria Aequo Sustentabilidade e Diretor do Instituto Lixo Zero Brasil, tem mais de 15 anos de experiência profissional como palestrante e consultor nas áreas de Gestão de Carbono, Resíduos Sólidos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Fonte: Aequo Sustentabilidade.