Uma semana destinada a troca de conhecimentos literários, assim foi a II Jornada Literária de Capinzal (SC). Do dia 20 a 24 de setembro diversos autores, alunos, professores, diretores e comunidade vivenciaram um momento ímpar para a educação do município. Aproximadamente 5.200 alunos e professores das escolas de Capinzal e região participaram da Jornada Literária de Capinzal, que teve como objetivo principal promover o estímulo à leitura e a formação de leitores.
O evento contou com a participação de oito renomados escritores de livros infantis, dentre eles, Gabriel Perissé que realizou a palestra de abertura do evento. Perissé escreveu mais de 40 livros e é o tradutor da obra “O pequeno Príncipe” para o português.
Nos demais dias, o evento reuniu alunos e os demais escritores para uma troca de ideias, expondo desde como foram escritos os livros à como desenvolver a criatividade e a prática da leitura nos alunos. "A II Jornada Literária envolveu escritores, ilustradores, contadores de histórias, pais, alunos e professores na cultura do livro e da leitura. Nosso desejo é que este projeto tenha continuidade e que novos leitores e escritores possam surgir em nossa comunidade", comenta Izolete dos Santos Riqueti, Diretora de Ensino de Capinzal.
A jornada literária já vinha acontecendo e realizando atividades com as escola do município desde julho, quando os alunos tiveram o primeiro contato com o livro dos autores que foram convidados para participar da jornada. Além de ler os livros os alunos realizaram atividades lúdicas relacionadas aos livros, e para finalizar puderam conhecer os autores das obras e tirar suas dúvidas.
A Jornada Literária aconteceu pela segunda vez em Capinzal, e contou com investimento total de R$ 94.367,00, com parceria da Prefeitura Municipal de Capinzal, do Consórcio Machadinho e ENGIE.
Para obter mais informações sobre os projetos apoiados pelo Consórcio Machadinho acesse: www.machadinho.com.br.
Fonte: Andressa Reina / Imprensa Consórcio Machadinho.