As ações têm o objetivo de mostrar como cada ser humano pode contribuir nas transformações ambientais
As atividades de intervenção e sensibilização ambiental envolverão visitantes, colaboradores da unidade de conservação, corredores de rua, moradores do entorno do Parque Nacional do Iguaçu, ambientalistas, imprensa e comunidade internacional pelas redes sociais de 5 a 10 de junho. A Semana do Meio Ambiente terá início em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e seguirá durante toda a semana com uma programação diversificada, tendo sua grande celebração no domingo, com a realização da Meia Maratona das Cataratas.
A programação iniciará na terça-feira com um mutirão de retirada de plantas exóticas, às margens da rodovia, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. As plantas são prejudiciais aos processos ecológicos naturais da unidade de conservação. A equipe planeja retirar cerca de 500 quilos de plantas exóticas.
Dentro da abertura da semana, o parque receberá a ativação da campanha global da ONU Meio Ambiente “Acabe com a poluição plástica”, nos principais pontos de atendimento aos visitantes e áreas internas de concentração de funcionários. A campanha tem como missão reduzir e substituir o plástico.
Um dos grandes exemplos será a substituição de canudos plásticos por canudos biodegradáveis. Internamente começará uma campanha pela troca dos copos plásticos por squeezes e canecas reutilizáveis para funcionários. Já os visitantes serão impactos com uma comunicação visual em diversos pontos da visitação. Nas lojas, o público poderá adquirir produtos ecológicos, com o “Cantinho Sustentável”.
Centro de Visitantes – O espaço receberá a exposição “Monstro de plástico do Rio Iguaçu”, juntamente com a campanha “Dá para ser diferente”. No Espaço Memória, os visitantes poderão assistir à série especial de curtas-metragens produzidos pela Conservation International. Também na área do Centro de Visitantes, as pessoas serão envolvidas com a ação visual do mural sustentável, que lança desafios ambientais para os visitantes.
Espaço Porto Canoas – Uma tenda apresentará aos visitantes diariamente os projetos ambientais em andamento no Parque Nacional do Iguaçu. Entre eles, o Onças do Iguaçu, que trará uma série de curiosidades sobre as onças-pintadas na unidade; o Aqua Iguaçu, projeto que faz monitoramento da qualidade ambiental; os trabalhos de educação ambiental, mostras das iniciativas desenvolvidas; e uma variedade de pesquisas que têm como ponto de partida o Parque Nacional do Iguaçu.
Intervenção com corredores e comunidade – Durante a entrega dos kits aos atletas da Meia Maratona das Cataratas, no Marco das Três Fronteiras, sexta e sábado, os participantes serão convidados a “montar” uma muda nativa da região, com apoio de profissionais. Paralelamente ao convite, as pessoas terão a oportunidade de conhecer todo o planejamento de compensação dos gases de efeito estufa gerados durante a corrida.
Na sexta-feira, ainda no clima esportivo, a comunidade será convidada a participar do “Bate-Papo Ambiental: Tomando Ciência”, no Marco das Três Fronteiras. O encontro buscará conversar com os moradores sobre: corredores ecológicos e turísticos, restauração da paisagem urbana na cidade e contribuições com o Horto Municipal. A ação é promovida pelo Instituto Conhecer para Conservar.
Corrida – A 11ª Meia Maratona das Cataratas e o Desafio 8 km das Cataratas serão os eventos de conclusão da Semana do Meio Ambiente do Parque Nacional do Iguaçu, que celebra a convivência harmônica do homem com a natureza e estimula e inspira hábitos saudáveis entre as pessoas. A prova, considerada uma das mais lindas do mundo, será realizada no dia 10 de junho, inteiramente dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, que abriga as Cataratas do Iguaçu.
A Semana do Meio Ambiente no Parque Nacional do Iguaçu é uma realização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Conhecer para Conservar com apoio das concessionárias Cataratas do Iguaçu S.A., Macuco Safari, Macuco EcoAventura, Helisul e Hotel das Cataratas. Integram as ações funcionários do Parque Nacional do Iguaçu, servidores do instituto, voluntários e pesquisadores.
PROGRAMAÇÃO
5 de junho (terça-feira)
Mutirão de controle e erradicação de espécies exóticas
Local: margens da rodovia no interior do parque
Horário: das 9h às 12h
5 a 10 de junho (terça-feira a domingo)
Ativação da campanha global da ONU Meio Ambiente “Acabe com a poluição plástica”
Local: principais áreas de atendimento aos turistas e postos de trabalho de funcionários
Horário: a partir das 9 horas
Exposição: “Monstro de plástico do Rio Iguaçu”
Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu
Horário: 9 horas
Série de exibições de curtas-metragens ambientais produzidos pela Conservation International
Local: Espaço Memória das Cataratas – Centro de Visitantes do parque
Horário: das 9h às 17h
Ativação do Cantinho Sustentável nas lojas do parque
Horário: a partir das 9 horas
6 a 7 de junho (quarta-feira e quinta)
Tenda de projetos ambientais (Onças do Iguaçu, Aqua Iguaçu, Educação Ambiental e pesquisas)
Local: Praça Porto Canoas
Horário: das 9h às 17h
8 de junho (sexta-feira)
Bate-Papo Ambiental: Tomando Ciência
Local: Marco das Três Fronteiras
Horário: 19 horas
8 e 9 de junho (sexta-feira e sábado)
Produção de mudas nativas com os corredores da Meia Maratona das Cataratas
Local: Marco das Três Fronteiras
Horário: sexta-feira (das 14h às 22h) e sábado (das 10h às 22h)
Mural sustentável (ação com corredores da Meia Maratona das Cataratas)
Local: Marco das Três Fronteiras
Horário: das 14h às 22h
10 de junho (domingo)
11ª Meia Maratona das Cataratas e Desafio 8 km das Cataratas
Local: Parque Nacional do Iguaçu
Horário: das 7h às 11h
Serviço:
Semana do Meio Ambiente
Data: 5 a 10 de junho (terça-feira a domingo)
Informações: (45) 3521-4400 ou 3521-8383
www.cataratasdoiguacu.com.br
Fonte: Wemerson Augusto - Parque Nacional do Iguaçu.