Page 33 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 33

ENSiNAR E APRENDER     31



                                                                                                o MITo Da EXEcução



                                                                                            Além de executar a Situação de
                                                                                            Aprendizagem, o docente precisa
                                                                                            “dar” aula? Falso! “Dar” aula pode e
                  DEsPrEParo METoDolóGIco                 INsufIcIêNcIa DE                  deve ser uma atividade relacionada
                                                                                            às Situações de Aprendizagem, não
                        Dos DocENTEs.                  acoMPaNHaMENTo Por                   sendo necessário que o docente
                                                       ParTE Da coorDENação
              trabalhar com o desenvolvimento e a                                           abra parênteses em suas aulas
              execução de situações de aprendizagem    TécNIca E PEDaGóGIca.                “normais” para isso. Exemplo:
              requer do docente uma postura          essa situação passa aos                um estudante não conseguirá
              diferenciada na condução do processo   docentes um sentimento de              ajustar uma peça da máquina que
              de ensino e aprendizagem. É preciso    abandono, pois dificuldades            está em manutenção se não tiver
              compreender sua função de mediador do   de aprendizagem ou questões           desenvolvido a capacidade de utilizar
              processo e como isso se dá efetivamente   técnicas e de aquisição             instrumentos de medição. Mas ele
              em sala. a coordenação pedagógica é    de material precisam do                só saberá utilizar efetivamente os
              fundamental para oferecer o suporte    auxílio das coordenações. o            instrumentos de medição se souber
              que o docente precisa para realizar seu   acompanhamento adequado             aplicar conhecimentos referentes ao
              trabalho com o olhar no desenvolvimento   faz os docentes se sentirem         funcionamento desses instrumentos
              de capacidades e não apenas como       amparados no decorrer do               e ao Sistema Internacional de
              reprodutor de conteúdo, tendo sempre   processo e demonstra que               Unidades. Então, quando o docente
              em mente que o protagonismo é do       o trabalho tem o suporte               de Metrologia apresenta esses
              estudante. cabe ao docente o nobre     da escola como um todo –               conhecimentos aos estudantes,
              papel de articular todas as estratégias,   mesmo porque o resultado é         está contribuindo para a Situação
              os recursos; estabelecer contextos     responsabilidade da escola,            de Aprendizagem relacionada à
              e desenhar o caminho para que o        não apenas do docente que              manutenção da máquina, em sintonia
              estudante materialize o conhecimento.   conduz as atividades.                 com o planejamento desenhado.
   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38