Page 33 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 33
ENSiNAR E APRENDER 31
o MITo Da EXEcução
Além de executar a Situação de
Aprendizagem, o docente precisa
“dar” aula? Falso! “Dar” aula pode e
DEsPrEParo METoDolóGIco INsufIcIêNcIa DE deve ser uma atividade relacionada
às Situações de Aprendizagem, não
Dos DocENTEs. acoMPaNHaMENTo Por sendo necessário que o docente
ParTE Da coorDENação
trabalhar com o desenvolvimento e a abra parênteses em suas aulas
execução de situações de aprendizagem TécNIca E PEDaGóGIca. “normais” para isso. Exemplo:
requer do docente uma postura essa situação passa aos um estudante não conseguirá
diferenciada na condução do processo docentes um sentimento de ajustar uma peça da máquina que
de ensino e aprendizagem. É preciso abandono, pois dificuldades está em manutenção se não tiver
compreender sua função de mediador do de aprendizagem ou questões desenvolvido a capacidade de utilizar
processo e como isso se dá efetivamente técnicas e de aquisição instrumentos de medição. Mas ele
em sala. a coordenação pedagógica é de material precisam do só saberá utilizar efetivamente os
fundamental para oferecer o suporte auxílio das coordenações. o instrumentos de medição se souber
que o docente precisa para realizar seu acompanhamento adequado aplicar conhecimentos referentes ao
trabalho com o olhar no desenvolvimento faz os docentes se sentirem funcionamento desses instrumentos
de capacidades e não apenas como amparados no decorrer do e ao Sistema Internacional de
reprodutor de conteúdo, tendo sempre processo e demonstra que Unidades. Então, quando o docente
em mente que o protagonismo é do o trabalho tem o suporte de Metrologia apresenta esses
estudante. cabe ao docente o nobre da escola como um todo – conhecimentos aos estudantes,
papel de articular todas as estratégias, mesmo porque o resultado é está contribuindo para a Situação
os recursos; estabelecer contextos responsabilidade da escola, de Aprendizagem relacionada à
e desenhar o caminho para que o não apenas do docente que manutenção da máquina, em sintonia
estudante materialize o conhecimento. conduz as atividades. com o planejamento desenhado.