Page 28 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 28
CAPÍTULO II a trilha a ser percorrida
oriundo de uma necessidade real do mundo do trabalho, a solução proposta para o desafio lançado
o desafio apresentado pela situação de aprendizagem pelos docentes deve ser possível dentro do
motiva a busca de soluções que vão contribuir, de contexto de ação dos estudantes, tomando
alguma forma, para mudar, melhorar e transformar o cuidado para não “facilitar” demais o
contexto que originou a demanda. o estudante se percebe caminho. É preciso evitar a frustração e o
como alguém que interfere na realidade com aquilo desencanto que podem ser causados tanto
que é capaz de “fazer”. em outras palavras, identifica por uma proposta de ação que supera as
claramente que pode contribuir com a coletividade, capacidades técnicas a serem desenvolvidas
deixar sua marca no mundo e ser um agente de quanto, por outro lado, por algo que seja
transformação ao colocar em prática seu conhecimento. simples demais ou até mesmo óbvio.
assim como no mundo do trabalho,
o produto final ou a conclusão
de um serviço normalmente não
acontece em uma única ação.
Para que o desafio se concretize,
são necessárias diversas etapas,
que geram diferentes entregas
ao longo do processo.