Page 28 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 28

CAPÍTULO II  a trilha a ser percorrida






            oriundo de uma necessidade real do mundo do trabalho,      a solução proposta para o desafio lançado
            o desafio apresentado pela situação de aprendizagem        pelos docentes deve ser possível dentro do
            motiva a busca de soluções que vão contribuir, de          contexto de ação dos estudantes, tomando
            alguma forma, para mudar, melhorar e transformar o         cuidado para não “facilitar” demais o
            contexto que originou a demanda. o estudante se percebe    caminho. É preciso evitar a frustração e o
            como alguém que interfere na realidade com aquilo          desencanto que podem ser causados tanto
            que é capaz de “fazer”. em outras palavras, identifica     por uma proposta de ação que supera as
            claramente que pode contribuir com a coletividade,         capacidades técnicas a serem desenvolvidas
            deixar sua marca no mundo e ser um agente de               quanto, por outro lado, por algo que seja
            transformação ao colocar em prática seu conhecimento.      simples demais ou até mesmo óbvio.









                          assim como no mundo do trabalho,
                          o produto final ou a conclusão
                          de um serviço normalmente não
                          acontece em uma única ação.
                          Para que o desafio se concretize,
                          são necessárias diversas etapas,
                          que geram diferentes entregas
                          ao longo do processo.
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33