Page 32 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 32

CAPÍTULO II  as pedras no caminho





            a experiência acumulada demonstra que há uma série de possíveis dificuldades para executar uma situação
            de aprendizagem. é sensato estar ciente das principais e trabalhar desde o início para evitá-las:





                      sITuação DE aPrENDIzaGEM               PlaNEJaMENTo                   DEsaTENção ao croNoGraMa
                      Não alINHaDa ao PErfIl E ao          aléM Dos rEcursos                        Do ProJETo.
                     DEsENHo currIcular Do curso.              DIsPoNíVEIs.           as situações de aprendizagem devem
                   os docentes devem ter clareza de que   como já foi descrito, isso   ser elaboradas considerando a lógica de
                   as unidades curriculares com as quais   ocorre quando os docentes   desenvolvimento da atividade, observando as
                   trabalham existem para desenvolver    elaboram a situação de       entregas necessárias para que o processo
                   capacidades que precisam sustentar    aprendizagem na expectativa   se desenvolva e respeitando a sequência de
                   as competências de um profissional    de contar com equipamentos   envolvimento de cada unidade curricular ou
                   em formação. É o conjunto do trabalho   que não estarão disponíveis   disciplina. esse planejamento precisa ser
                   desenvolvido em sala que torna isso   ou materiais cuja aquisição   cuidadosamente feito com a participação de
                   possível. Há um desenho curricular     será considerada inviável.  todos os interessados, pois eventuais ruídos
                   estabelecido que precisa ser consultado                            podem prejudicar bastante a evolução do
                   e respeitado. o olhar atento das                                   projeto. um caso típico é a troca de ordem das
                   coordenações de curso e pedagógica                                 etapas previstas, por conta da maior ou menor
                   deve identificar esse desalinhamento                               disponibilidade dos docentes, o que pode fazer
                   – que, quando percebido, precisa ser                               os estudantes chegarem sem a maturidade
                   imediatamente corrigido, pois temos                                necessária a determinada parte do desafio.
                   um compromisso com o estudante
                   e com o mundo do trabalho, para o
                   qual ele está sendo preparado.
   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36   37