Page 32 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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CAPÍTULO II as pedras no caminho
a experiência acumulada demonstra que há uma série de possíveis dificuldades para executar uma situação
de aprendizagem. é sensato estar ciente das principais e trabalhar desde o início para evitá-las:
sITuação DE aPrENDIzaGEM PlaNEJaMENTo DEsaTENção ao croNoGraMa
Não alINHaDa ao PErfIl E ao aléM Dos rEcursos Do ProJETo.
DEsENHo currIcular Do curso. DIsPoNíVEIs. as situações de aprendizagem devem
os docentes devem ter clareza de que como já foi descrito, isso ser elaboradas considerando a lógica de
as unidades curriculares com as quais ocorre quando os docentes desenvolvimento da atividade, observando as
trabalham existem para desenvolver elaboram a situação de entregas necessárias para que o processo
capacidades que precisam sustentar aprendizagem na expectativa se desenvolva e respeitando a sequência de
as competências de um profissional de contar com equipamentos envolvimento de cada unidade curricular ou
em formação. É o conjunto do trabalho que não estarão disponíveis disciplina. esse planejamento precisa ser
desenvolvido em sala que torna isso ou materiais cuja aquisição cuidadosamente feito com a participação de
possível. Há um desenho curricular será considerada inviável. todos os interessados, pois eventuais ruídos
estabelecido que precisa ser consultado podem prejudicar bastante a evolução do
e respeitado. o olhar atento das projeto. um caso típico é a troca de ordem das
coordenações de curso e pedagógica etapas previstas, por conta da maior ou menor
deve identificar esse desalinhamento disponibilidade dos docentes, o que pode fazer
– que, quando percebido, precisa ser os estudantes chegarem sem a maturidade
imediatamente corrigido, pois temos necessária a determinada parte do desafio.
um compromisso com o estudante
e com o mundo do trabalho, para o
qual ele está sendo preparado.