Page 37 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 37

ENSiNAR E APRENDER     35

                                                                       como acompanhar a evolução



                                                                       entre as técnicas para identificar o desenvolvimento
                                                                       das capacidades dos estudantes estão a observação,
                                                                       a autoavaliação e o depoimento de pares. Podem ser
                                                                       usados também instrumentos de avaliação como
                                                                       provas escritas (dissertativas ou de múltipla escolha),
                                                                       provas de execução, listas de verificação, portfólios e
                                                                       exercícios, entre outros. Quanto mais diversificados
                                                                       forem as técnicas e os instrumentos de avaliação,
                                                                       maiores as chances de que o docente consiga respeitar a
                                                                       individualidade de cada estudante e obter uma avaliação
                                                                       justa e pertinente ao desempenho individual.


                                                                       o acompanhamento da coordenação Pedagógica nesse
                                                                       processo é muito importante para orientar o docente em
                                                                       sua prática avaliativa. mesmo porque se trata também de
                                                                       uma excelente oportunidade para identificar dificuldades
                                                                       na aprendizagem do estudante e necessidades de
                                                                       melhoria no processo de ensino por parte do docente.
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42