Page 29 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 29

ENSiNAR E APRENDER     27






            no transcorrer das aulas da sua unidade curricular,        competências dos estudantes. É fundamental que fique
            o docente precisa levar em conta a ampliação               clara para o estudante, ao participar de um desafio,
            gradativa do nível de complexidade das capacidades         essa “conversa” entre as unidades curriculares.
            que precisam ser desenvolvidas no estudante e a
            forma como vai propor a execução da atividade.             isso se dá quando ele precisa executar uma atividade proposta e
                                                                       percebe que, em sua execução, são necessários conhecimentos
            ao passo que as unidades curriculares são independentes    e capacidades desenvolvidas em outra unidade curricular.
            entre si, elas mantêm relação com as demais                tão importante quanto entender o envolvimento das unidades
            unidades curriculares, o que permite a contribuição        curriculares em uma situação de aprendizagem é ter claro
            conjunta para o desenvolvimento das capacidades e          como cada uma irá contribuir em seu desenvolvimento.






                                                                                DEsafIos No TaMaNHo cErTo



                                                                       é indispensável pensar pedagogicamente todo esse
                                                                       processo. se for proposta uma sequência de atividades
                                                                       que não considera o nível de desenvolvimento de
                                                                       capacidades dos estudantes, eles poderão sentir-se
                                                                       frustrados por não conseguirem entregar a etapa e,
                                                                       assim, comprometer o desenvolvimento do restante da
                                                                       atividade e até mesmo sua permanência no curso.
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34