Page 29 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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no transcorrer das aulas da sua unidade curricular, competências dos estudantes. É fundamental que fique
o docente precisa levar em conta a ampliação clara para o estudante, ao participar de um desafio,
gradativa do nível de complexidade das capacidades essa “conversa” entre as unidades curriculares.
que precisam ser desenvolvidas no estudante e a
forma como vai propor a execução da atividade. isso se dá quando ele precisa executar uma atividade proposta e
percebe que, em sua execução, são necessários conhecimentos
ao passo que as unidades curriculares são independentes e capacidades desenvolvidas em outra unidade curricular.
entre si, elas mantêm relação com as demais tão importante quanto entender o envolvimento das unidades
unidades curriculares, o que permite a contribuição curriculares em uma situação de aprendizagem é ter claro
conjunta para o desenvolvimento das capacidades e como cada uma irá contribuir em seu desenvolvimento.
DEsafIos No TaMaNHo cErTo
é indispensável pensar pedagogicamente todo esse
processo. se for proposta uma sequência de atividades
que não considera o nível de desenvolvimento de
capacidades dos estudantes, eles poderão sentir-se
frustrados por não conseguirem entregar a etapa e,
assim, comprometer o desenvolvimento do restante da
atividade e até mesmo sua permanência no curso.