Page 14 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 14

A influência da
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /                 comunicação
               ENSINO SUPERIOR












                      COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

             POR DENTRO DO PROJETO  colhendo os nomes delas. Foi enfatizada a importân-
                      Tudo começou com os grupos criando empresas e es-


                      cia  da  criação  do  nome  como  primeiro  e  fundamen-

                      tal ato comunicativo. O nome precisa de significado,
                      de sentido; ele diz algo, e precisa dizer bem. Também
                      se  discutiu  a  importância  da  comunicação  visual  já
                      no nascimento da empresa com a criação do logotipo.
                      Identidade visual também é ato comunicativo, e cada
                      detalhe conta.



                      Em seguida, deu-se início à produção de um documen-
                      to abordando os temas básicos da cultura organizacio-
                      nal, tendo também cuidado na comunicação visual da                                                                                                                                                      Foi uma experiência única
                      empresa, padronizando fontes, cores e personalizando
                      o documento. Com o documento pronto, as empresas                                                                                                                                                        e mágica, que com certeza
                      adaptaram a mensagem nele contida desenvolvendo                                                                                                                                                            levo comigo em minha
                      um material de apoio visual e transformando o texto
                      escrito em falas bem estruturadas para realizar uma                                                                                                                                                     vida profissional e pessoal
                                                                                                                                                                                                                                  também. Concluímos
                      videoconferência interna, dirigida aos colaboradores,                                                                                                                                                      o objetivo com tempo,
         ENSINAR E APRENDER     pressão corporal e código gestual.                                                                           Anúncios e divulgações nas                                                            esforço e dedicação.
                      com câmeras abertas e bom uso de fala, postura, ex-



                                                                                                                                             redes sociais são chave para
                      A última etapa era a simulação de lives de encontros
                                                                                                                                             a criação da identidade de
                      de negócio com clientes. Foi preciso pensar nas adap-
                                                                                                                                             novos empreendimentos
                      tações  necessárias  de  conteúdo  do  material anterior
                      para dar sentido à mensagem para a nova situação. A

                      live contou com a participação de convidados de fora                                                                                                                                                            Bruna Visneski
                      da turma.                                                                                                                                                                                                              Aluna



      14
   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19