Page 19 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 19

DOCENTE PARTICIPANTE: Diana Morona

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Criciúma
               EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                                                                              CURSO: Ensino Médio

                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Longa

               Dicionário Matemático Mathpedia





                                            JOVENS ELABORAM UM SITE QUE REÚNE PESQUISAS E
                                    CONTEÚDO, DE FORMA A COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E
                                             AJUDAR NA PREPARAÇÃO DE VESTIBULARES E ENEM.





                      APRENDIZADO COMPARTILHADO



                      Uma das grandes dificuldades de estudantes nas aulas de
                      matemática costuma se relacionar com interpretação de texto e
                      resolução de problemas. Em relação à resolução de problemas,
                      há referenciais teóricos significativos que têm auxiliado
                      professores a elaborar planos de aula que contribuam para

                      a ampliação e a sistematização de estratégias próprias dos
                      estudantes. Algumas estratégias são: desenho, decomposições
                      numéricas e escrita de resolução de problemas. Incentivar os
                      estudantes a buscar modos de resolver problemas e garantir
                      momentos de socialização e compartilhamento dessas estratégias
                      constituem aspectos importantes de ampliação de repertório na
                      arte de resolver problemas.


                      Assim, surgiu como tema de trabalho a dificuldade dos alunos

                      em estudar e se organizar para provas do Enem e vestibulares.
         ENSINAR E APRENDER     as aulas e a assistir a videoaulas. Foi proposto que os alunos
                      Os estudantes passaram a montar mapas conceituais durante


                      reunissem tudo num lugar só e compartilhassem o seu
                      aprendizado, auxiliando um ao outro. Por fim, montou-se
                      um site estilo dicionário, construído com as ideias dos alunos,
                      o Mathpedia.



                      DIANA MORONA
                      diana-morona@edu.sesisc.org.br



      19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24