Page 18 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 18

Catálogo virtual
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /                     acessível
               ENSINO SUPERIOR









                                                                                                                                                                                                                       Os alunos tiveram uma visão

                                                                                                                                                                                                                       ampla da cadeia de processos,


                      VÍDEO ESPECIAL                                                                                                                                                                                   vendo de forma correlacional
                                                                                                                                                                                                                        as atividades desenvolvidas
             POR DENTRO DO PROJETO  para a construção do projeto e fizeram a ficha técnica                                                                                                                                 conhecimentos teóricos.
                      Em equipes, os alunos escolheram duas peças produzi-
                                                                                                                                                                                                                        na empresa e extrapolando
                      das nas indústrias em que atuam e que seriam a base


                      de cada peça, com especificação técnica. Os estudantes
                      fizeram um infográfico contendo uma rápida explica-
                      ção da peça e de seu uso, com linguagem técnica, mas
                      acessível a leigos.


                      Eles planejaram uma simulação em vídeo do proces-
                                                                                                                                                                                                                             Supervisora de Educação
                      so produtivo dessas peças, definindo os materiais ne-                                                                                                                                           Patrícia Juliana Koepp Boehm
                      cessários, cenário e sequência de etapas. A sugestão
                      foi que apresentassem o processo produtivo utilizan-
                      do objetos de casa que representassem as etapas de
                      produção. Gravaram e editaram o vídeo. Escolheram
                      um público com necessidade especial para acrescen-
                      tar acessibilidade ao vídeo produzido (legendas para                                                                                                                          Peças industriais
                      surdos ou língua de sinais para pessoas com deficiên-                                                                                                                         contaram com infográfico
                                                                                                                                                                                                    explicativo e processo
                      cia auditiva).
         ENSINAR E APRENDER     Cada grupo criou uma indústria, dando-lhe nome,
                                                                                                                                                                                                    produtivo em vídeo



                      criando seu logotipo e um  site onde haveria um pe-
                      queno catálogo virtual de produtos contendo as duas
                      peças com imagens visuais e desenho técnico. Por fim,
                      os alunos avaliaram seus desempenhos individuais e
                      em grupo e refletiram sobre o que poderiam melhorar

                      para uma próxima experiência.



      18
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23