Page 17 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 17

DOCENTE PARTICIPANTE: Sara Adriana Voltolini

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Joinville
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /
               ENSINO SUPERIOR                                                                                                                                                              CURSO: Aprendizagem Industrial de Assistente de Produção
                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Curta

               Catálogo virtual acessível





                                    ALUNOS VIVENCIAM EXPERIÊNCIA QUE LHES PROPORCIONOU
                                        CONHECER MELHOR A CADEIA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
                                                         E PENSAR A INCLUSÃO E A ACESSIBILIDADE.







                      OLHAR INCLUSIVO



                      A proposta da situação de aprendizagem pretendia desenvolver
                      nos alunos primariamente as habilidades cognitivas de escrita com
                      linguagem técnica, e em seguida a simplificação dessa linguagem para
                      um público não leigo compreender a mensagem.



                      Buscou-se ainda ampliar conhecimentos sobre o processo produtivo
                      em que esses estudantes estão inseridos na indústria, para que
                      tenham um olhar sobre o todo, e não apenas sobre a parte em que
                      normalmente atuam. Havia também o objetivo de promover uma
                      reflexão sobre segurança e habilidades técnicas necessárias na
                      instalação e no manuseio de peças industriais.


                      Dentro das competências socioemocionais, a meta foi estimular um

                      olhar inclusivo em relação às pessoas com necessidades especiais e
         ENSINAR E APRENDER     Esse projeto integrou a unidade transversal de comunicação às
                      tornar esse olhar natural em sua atuação profissional.




                      unidades técnicas, gerou um desafio no uso de ferramentas digitais,
                      ampliou a visão sistêmica do processo industrial e sensibilizou os
                      aprendizes em relação à diversidade social.



                      SARA ADRIANA VOLTOLINI
                      sara.voltolini@edu.sc.senai.br



      17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22