Page 17 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 17
DOCENTE PARTICIPANTE: Sara Adriana Voltolini
UNIDADE: Joinville
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /
ENSINO SUPERIOR CURSO: Aprendizagem Industrial de Assistente de Produção
DURAÇÃO DO PROJETO: Curta
Catálogo virtual acessível
ALUNOS VIVENCIAM EXPERIÊNCIA QUE LHES PROPORCIONOU
CONHECER MELHOR A CADEIA DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
E PENSAR A INCLUSÃO E A ACESSIBILIDADE.
OLHAR INCLUSIVO
A proposta da situação de aprendizagem pretendia desenvolver
nos alunos primariamente as habilidades cognitivas de escrita com
linguagem técnica, e em seguida a simplificação dessa linguagem para
um público não leigo compreender a mensagem.
Buscou-se ainda ampliar conhecimentos sobre o processo produtivo
em que esses estudantes estão inseridos na indústria, para que
tenham um olhar sobre o todo, e não apenas sobre a parte em que
normalmente atuam. Havia também o objetivo de promover uma
reflexão sobre segurança e habilidades técnicas necessárias na
instalação e no manuseio de peças industriais.
Dentro das competências socioemocionais, a meta foi estimular um
olhar inclusivo em relação às pessoas com necessidades especiais e
ENSINAR E APRENDER Esse projeto integrou a unidade transversal de comunicação às
tornar esse olhar natural em sua atuação profissional.
unidades técnicas, gerou um desafio no uso de ferramentas digitais,
ampliou a visão sistêmica do processo industrial e sensibilizou os
aprendizes em relação à diversidade social.
SARA ADRIANA VOLTOLINI
sara.voltolini@edu.sc.senai.br
17