Page 22 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 22

Soluções para
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /                   a indústria
               ENSINO SUPERIOR







                                                                                                                                                                                                                              Participar desse projeto

                                                                                                                                                                                                                               foi muito válido, e hoje

                                                                                                                                                                                                                             eu consigo ver que todo o

                                                                                                                                                                                                                           esforço está trazendo muitos
                      REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS
                                                                                                                                                                                                                             resultados positivos para

             POR DENTRO DO PROJETO  equipes, em atividades administrativas, e de gestão,                                                                                                                                            Gabrielli Escotti
                                                                                                                                                                                                                                    minha empresa.
                      O projeto desenvolvido habilita o aluno a praticar mé-
                      todos de criatividade e inovação e coordenação de


                      no nível operacional, dos setores da indústria e de ser-
                      viços. Para isso, faz-se uso de técnicas e tecnologias
                      apropriadas  da indústria 4.0  e trabalham-se  padrões
                      éticos, legais, de qualidade e de segurança, com res-
                      ponsabilidade social e ambiental.



                      Entre algumas das atividades desenvolvidas estava a                                                                                                                                                                  Aluna
                      de compartilhar com os alunos a metodologia de como
                      reduzir  desperdícios  para  identificação,  priorização  e
                      quantificação daquilo que impacta a produtividade das
                      indústrias. Isso requer, sobretudo, um trabalho de co-
                      leta de dados, análises técnicas, busca de soluções e
                      viabilidade de implantação.
         ENSINAR E APRENDER     Foram organizadas equipes de trabalho de acordo com



                      empresas e áreas de afinidade de cada aluno. Defini-
                      ram-se estratégias para reduzir os desperdícios desen-
                      volvendo soluções para a melhoria do desempenho in-
                      dustrial. Ao final, os alunos apresentaram para a turma
                                                                                                  criadas para otimizar
                      os resultados encontrados a respeito de desperdícios,                       Organograma e tabelas
                                                                                                  a produtividade
                      as quantificações, as propostas, as soluções, as possi-                     das indústrias

                      bilidades de investimentos e o retorno financeiro.



      22
   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27