Page 27 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 27

DOCENTE PARTICIPANTE: Aline Daiane Gomes Schmitt

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Blumenau
               EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                                                                              CURSO: Ensino Médio

                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Curta

               Jogando com a matemática





                                              TECNOLOGIA COMO ALIADA: PLATAFORMAS DIGITAIS
                                           AJUDAM ESTUDANTES A APRIMORAR CAPACIDADES DE
                                             RACIOCÍNIO LÓGICO E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.







                      ESPÍRITO DE TRABALHO COLETIVO



                      No intuito de minimizar as dificuldades dos estudantes no uso
                      das plataformas educacionais disponibilizadas pela Instituição,
                      como Google For Education, Mangahight e Geekie One, criou-
                      se esse projeto. Seu principal objetivo é promover o uso de

                      tecnologias nas aulas de matemática e o desenvolvimento –
                      mesmo que de forma remota – do trabalho em equipe.


                      O projeto teve como foco desenvolver o espírito de trabalho
                      coletivo, algo mais difícil de se conseguir devido ao contexto
                      das aulas remotas impostas pelo isolamento social resultante
                      da pandemia de covid-19. O recurso utilizado foi fazer uso
                      de tecnologias nas aulas, alinhando jogos e educação para
                      compreender o conceito matemático de função e de suas

                      propriedades em relação às operações aritméticas, além de
         ENSINAR E APRENDER     problemas práticos. Através do uso das plataformas, pode-se
                      trabalhar a interpretação e as aplicações dessas funções em


                      construir representações gráficas e simbólicas da função para
                      resolver problemas por meio de equações e inequações, com
                      a compreensão dos procedimentos utilizados, recorrendo ao
                      conhecimento prévio dos estudantes.



                      ALINE DAIANE GOMES SCHMITT
                      aline.schmitt@edu.sesisc.org.br



      27
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32