Page 27 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
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DOCENTE PARTICIPANTE: Aline Daiane Gomes Schmitt
UNIDADE: Blumenau
EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO: Ensino Médio
DURAÇÃO DO PROJETO: Curta
Jogando com a matemática
TECNOLOGIA COMO ALIADA: PLATAFORMAS DIGITAIS
AJUDAM ESTUDANTES A APRIMORAR CAPACIDADES DE
RACIOCÍNIO LÓGICO E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
ESPÍRITO DE TRABALHO COLETIVO
No intuito de minimizar as dificuldades dos estudantes no uso
das plataformas educacionais disponibilizadas pela Instituição,
como Google For Education, Mangahight e Geekie One, criou-
se esse projeto. Seu principal objetivo é promover o uso de
tecnologias nas aulas de matemática e o desenvolvimento –
mesmo que de forma remota – do trabalho em equipe.
O projeto teve como foco desenvolver o espírito de trabalho
coletivo, algo mais difícil de se conseguir devido ao contexto
das aulas remotas impostas pelo isolamento social resultante
da pandemia de covid-19. O recurso utilizado foi fazer uso
de tecnologias nas aulas, alinhando jogos e educação para
compreender o conceito matemático de função e de suas
propriedades em relação às operações aritméticas, além de
ENSINAR E APRENDER problemas práticos. Através do uso das plataformas, pode-se
trabalhar a interpretação e as aplicações dessas funções em
construir representações gráficas e simbólicas da função para
resolver problemas por meio de equações e inequações, com
a compreensão dos procedimentos utilizados, recorrendo ao
conhecimento prévio dos estudantes.
ALINE DAIANE GOMES SCHMITT
aline.schmitt@edu.sesisc.org.br
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