Page 31 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 31

DOCENTE PARTICIPANTE: Adileide Maciel da Cruz

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Rio do Sul
               EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                                                                              CURSO: Educação de Jovens e Adultos

                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Curta

               A voz da indústria





                                                  MELHORIA DO AMBIENTE DE TRABALHO E SAÚDE
                                              MENTAL FORAM O FOCO DESTE PROJETO, PENSADO E
                                                 VOLTADO A TRABALHADORES E SEUS FAMILIARES.












                      PROTAGONISMO DO ESTUDANTE


                      O projeto foi desenvolvido com o objetivo de diminuir os problemas
                      psicológicos decorrentes do isolamento social para os trabalhadores

                      da indústria e seus familiares. Ainda hoje, mais de um ano após a
                      pandemia ter começado, não sabemos o quanto o isolamento social
                      influenciou na vida das pessoas.


                      Trabalhar com projetos estimula os estudantes a pensar, planejar,
                      escrever, replanejar e registrar suas ações. Além disso, são estimulados
                      e cobrados a pensar em uma situação-problema dentro dos seus
                      setores de trabalho, no caso, o que chamamos de “chão de fábrica”.
                      O registro também é cobrado para que aprendam e compreendam o

                      processo básico do método científico, por isso, precisam apresentar um
         ENSINAR E APRENDER     Entendo que essa forma de aprendizagem estimula a reflexão e o
                      projeto escrito e um produto ou artefato final.




                      conhecimento científico, além de relacionar teoria e prática. Por fim,
                      estimula o protagonismo do estudante, que é o dono do seu projeto,
                      sendo a professora uma colaboradora e estimuladora.



                      ADILEIDE MACIEL DA CRUZ
                      adileide.cruz@edu.sesisc.org.br



      31
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36