Page 29 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 29

DOCENTE PARTICIPANTE: Diogo Antonio Mocelin

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Concórdia
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /
               ENSINO SUPERIOR                                                                                                                                                              CURSO: Aprendizagem Industrial em Mecânico de Usinagem
                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Média

               Projeto mecânico remoto





                                               PROPOSTA SUPERA O AFASTAMENTO IMPOSTO PELA
                                          PANDEMIA, E ESTUDANTES CONSEGUEM APRENDER SEM
                                        ABRIR MÃO DO EXERCÍCIO PRÁTICO, MESMO À DISTÂNCIA.





                      DESENVOLVER COMPETÊNCIAS CRUCIAS



                      A cidade de Concórdia está situada em uma região onde a indústria
                      atua de forma muito forte. Nesse contexto, a área mecânica faz-se
                      muito presente em diferentes ramos, como projetos e fabricação,
                      controle da qualidade, manutenção, soldagem entre outros.



                      Por causa da pandemia de covid-19, as aulas estavam sendo
                      oferecidas à distância, mas como essa é uma unidade curricular
                      tecnicamente muito prática, havia a necessidade de desenvolver
                      determinadas competências cruciais para a formação dos alunos.
                      A proposta envolvia executar rotinas para definir processos de
                      execução de fabricação de peças, com a seleção de ferramentas
                      e instrumentos adequados, e realizar a preparação de máquinas,
                      ferramenta, acessórios e dispositivos para fabricação, além de
                      organizar as operações necessárias para a confecção de peças,

                      observando a qualidade na execução.
         ENSINAR E APRENDER     Por meio dessa atividade pudemos trabalhar com os alunos



                      conhecimentos como leitura e interpretação de desenho
                      técnico, metrologia, processos de fabricação, como traçagem,
                      corte, dobra e montagem, além de acabamentos e controle
                      de qualidade do produto.



                      DIOGO ANTONIO MOCELIN
                      diogo.mocelin@edu.sc.senai.br



      29
   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34