Page 30 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 30
Projeto mecânico
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / remoto
ENSINO SUPERIOR
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
POR DENTRO DO PROJETO técnicos das peças para sua fabricação e realizadas
Através das aulas on-line eram repassados os desenhos
demonstrações práticas de técnicas para auxiliar os
alunos em suas atividades. Na primeira etapa foi de-
senvolvida a atividade e, então, criado um kit com os
elementos necessários para que o aluno pudesse cons-
truir a atividade em sua casa.
Na segunda etapa o projeto foi apresentado aos alu-
nos. Também foi demonstrado como ele se desenvol-
veria durante as aulas desde a primeira entrega até a
final, e foram explanados todos os critérios avaliativos
que envolveriam a atividade. Como estratégia para a
execução, optou-se por aulas remotas em tempo real
(síncronas). Foram algumas semanas de
construção, e nesse trabalho
Demonstrações de formas e técnicas utilizadas na cons- eu me desenvolvi muito,
ENSINAR E APRENDER modalidade de aula à distância, e os alunos puderam de desenho técnico, corte e
trução das atividades também foram oferecidas na
principalmente nas partes
acompanhar e retirar todas as suas dúvidas enquanto
executavam as atividades em suas casas. Assim foi pos-
montagem.
sível trabalhar aspectos como conhecimentos, habilida-
des e atitudes adquiridos e desenvolvidos nas unidades
curriculares. Por meio de atividades como essa, conse- Processo de montagem
do chassi, da caçamba e
guimos aproximar o aluno do perfil curricular trabalha- das peças do caminhão
do no curso e das tarefas no ambiente da indústria.
João Vitor Santori
30 Aluno