Page 30 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 30

Projeto mecânico
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /                      remoto
               ENSINO SUPERIOR
















                      CRITÉRIOS AVALIATIVOS


             POR DENTRO DO PROJETO  técnicos das  peças para  sua fabricação e  realizadas
                      Através das aulas on-line eram repassados os desenhos


                      demonstrações práticas de técnicas para auxiliar os
                      alunos em suas atividades. Na primeira etapa foi de-
                      senvolvida a atividade e, então, criado um kit com os
                      elementos necessários para que o aluno pudesse cons-
                      truir a atividade em sua casa.


                      Na segunda etapa o projeto foi apresentado aos alu-

                      nos. Também foi demonstrado como ele se desenvol-
                      veria durante as aulas desde a primeira entrega até a
                      final, e foram explanados todos os critérios avaliativos
                      que envolveriam a atividade. Como estratégia para a
                      execução, optou-se por aulas remotas em tempo real
                      (síncronas).                                                                                                                                                                                           Foram algumas semanas de

                                                                                                                                                                                                                             construção, e nesse trabalho
                      Demonstrações de formas e técnicas utilizadas na cons-                                                                                                                                                   eu me desenvolvi muito,
         ENSINAR E APRENDER     modalidade de aula à distância, e os alunos puderam                                                                                                                                           de desenho técnico, corte e
                      trução  das  atividades também  foram  oferecidas  na
                                                                                                                                                                                                                              principalmente nas partes
                      acompanhar e retirar todas as suas dúvidas enquanto
                      executavam as atividades em suas casas. Assim foi pos-
                                                                                                                                                                                                                                         montagem.
                      sível trabalhar aspectos como conhecimentos, habilida-
                      des e atitudes adquiridos e desenvolvidos nas unidades
                      curriculares. Por meio de atividades como essa, conse-                                                                                      Processo de montagem
                                                                                                                                                                  do chassi, da caçamba e
                      guimos aproximar o aluno do perfil curricular trabalha-                                                                                     das peças do caminhão

                      do no curso e das tarefas no ambiente da indústria.

                                                                                                                                                                                                                                    João Vitor Santori
      30                                                                                                                                                                                                                                     Aluno
   25   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35