Page 28 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 28
Jogando
com a
matemática
EDUCAÇÃO BÁSICA
Gostei muito das aulas.
Assim ficou fácil aprender
matemática! As aulas ficaram
mais divertidas, mesmo com
a pandemia e acontecendo de
forma remota.
HABILIDADES EMOCIONAIS
POR DENTRO DO PROJETO da matemática é a capacidade de raciocínio lógico e de Logotipos revelam a criatividade Gustavo Henrique Probst
Uma das habilidades a serem desenvolvidas no ensino
resolver problemas. O uso de jogos didáticos auxilia nes-
se processo, pois os estudantes devem elaborar e testar
suas estratégias na execução das atividades.
Aluno
Em uma das etapas da atividade proposta, os estudan-
tes tiveram que encontrar objetos em suas residências
tema das operações aritméticas
e vivências relacionados à matemática, explicando suas
funcionalidades e realizando cálculos. Fazer esse trabalho dos alunos para descontrair no
em equipe teve como objetivo desenvolver habilidades
emocionais, visto que a pandemia desencadeou preocu-
pações com a saúde mental dos estudantes, que muitas
vezes, ao longo das aulas on-line, se sentiram sozinhos.
Ao final, os estudantes receberam retorno sobre seus
ENSINAR E APRENDER acertos, correção dos exercícios, elucidação de dúvidas
referentes às atividades propostas e o resultado com a
pontuação das equipes. O projeto trabalha de forma in-
tegrada competências e habilidades fomentando o desen-
volvimento individual através do trabalho cooperativo e
da ajuda mútua. Isso permite que o aluno deixe de ser
um mero receptor de informações para torná-lo autor e
protagonista do processo de aprendizagem.
28