Page 28 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 28

Jogando

                                                              com a
                                                         matemática
               EDUCAÇÃO BÁSICA





                                                                                                                                                                     Gostei muito das aulas.

                                                                                                                                                                   Assim ficou fácil aprender

                                                                                                                                                                 matemática! As aulas ficaram

                                                                                                                                                                  mais divertidas, mesmo com

                                                                                                                                                                 a pandemia e acontecendo de

                                                                                                                                                                           forma remota.
                      HABILIDADES EMOCIONAIS


             POR DENTRO DO PROJETO  da matemática é a capacidade de raciocínio lógico e de        Logotipos revelam a criatividade                                  Gustavo Henrique Probst
                      Uma das habilidades a serem desenvolvidas no ensino


                      resolver problemas. O uso de jogos didáticos auxilia nes-
                      se processo, pois os estudantes devem elaborar e testar
                      suas estratégias na execução das atividades.
                                                                                                                                                                                  Aluno

                      Em uma das etapas da atividade proposta, os estudan-

                      tes tiveram que encontrar objetos em suas residências
                                                                                                  tema das operações aritméticas
                      e vivências relacionados à matemática, explicando suas
                      funcionalidades e realizando cálculos. Fazer esse trabalho                  dos alunos para descontrair no
                      em equipe teve como objetivo desenvolver habilidades
                      emocionais, visto que a pandemia desencadeou preocu-
                      pações com a saúde mental dos estudantes, que muitas
                      vezes, ao longo das aulas on-line, se sentiram sozinhos.


                      Ao final, os estudantes receberam retorno sobre seus
         ENSINAR E APRENDER     acertos, correção dos exercícios, elucidação de dúvidas


                      referentes às atividades propostas e o resultado com a
                      pontuação das equipes. O projeto trabalha de forma in-
                      tegrada competências e habilidades fomentando o desen-
                      volvimento individual através do trabalho cooperativo e
                      da ajuda mútua. Isso permite que o aluno deixe de ser
                      um mero receptor de informações para torná-lo autor e

                      protagonista do processo de aprendizagem.



      28
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33