Page 34 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 34

Confecção em
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /                   miniaturas
               ENSINO SUPERIOR
                                                                                                                                                                                                                               Sem a ideia da professora

                                                                                                                                                                                                                               Luciana de trabalharmos

                                                                                                                                                                                                                                  dessa forma, com as

                                                                                                                                                                                                                                 bonecas, acredito que

                                                                                                                                                                                                                                 enfrentaríamos muitas

                                                                                                                                                                                                                              dificuldades para aprender


                      PROCESSOS SINCRONIZADOS                                                                                                                                                                                   tudo o que aprendemos.


             POR DENTRO DO PROJETO  diversos pedaços de tecidos, agulhas de mão, linhas,                                                    Roupas das bonecas foram                                                       Ana Caroline Tenfen Tarnowski
                      No primeiro momento foram elaborados kits contendo


                      boneca (tipo Barbie) e aviamentos. De forma  on-line,
                                                                                                                                            moduladas e produzidas
                      foi feita uma demonstração de como tirar as medidas
                                                                                                                                            com kits contendo
                                                                                                                                                                                                                                             Aluna
                      de um corpo humano, porém utilizando a boneca, e
                                                                                                                                            tecidos, agulhas e linhas
                      fez-se assim o primeiro molde em miniatura: uma saia
                      básica. Ao molde foram acrescentados as medidas de
                      costura, o sentindo do fio, o nome do molde e quan-

                      tidade de vezes que precisaria ser cortado. Então os
                      alunos encaixaram o molde sobre o tecido, respeitando
                      o sentido do fio, a quantidade de vezes a ser cortado
                      e buscando sempre otimizar o tecido.


                      Após o corte foi feita a costura das peças de forma
                      manual. Todos esses processos foram realizados de
                      forma síncrona, professora e alunos. A primeira peça
                      realizada foi uma saia básica, que foi escolhida por
         ENSINAR E APRENDER     ter poucas partes e as costuras serem retas. Depois


                      foram feitas alterações e realizados os moldes de ou-
                      tros modelos, contendo todas as informações neces-
                      sárias.  Ao  longo  das  aulas  o  nível  de  complexidade
                      das peças foi aumentando, os alunos foram replican-
                      do os moldes base e realizando alterações de mode-
                      los conforme solicitado. Por fim, desenvolveram uma

                      peça de livre escolha.



      34
   29   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39