Page 36 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 36

O que tem
                                                            lá fora?
               EDUCAÇÃO BÁSICA


                                                                                                                                                                                                                         O projeto buscou ampliar

                                                                                                                                                                                                                          a relação entre criança e

                                                                                                                                                                                                                         natureza, mesmo em suas

                                                                                                                                                                                                                         casas, e as famílias foram

                                                                                                                                                                                                                        fundamentais na condução

                                                                                                                                                                                                                                  do trabalho.
                      APRENDER BRINCANDO


             POR DENTRO DO PROJETO  crianças deram respostas como: “Tem árvores e flores                                                                                                                                    Orientadora Pedagógica
                      Quando  perguntadas  sobre  “o  que  tem  lá  fora?”,  as


                      roxas”, “Tem carros e pessoas andando na rua”, “E na
                                                                                                                                                                                                                             Ana Cristina Joenck
                      estrada tem buracos também”. Foram combinados então
                      passeios de exploração ao redor da escola, estabele-
                      cendo regras de segurança a serem seguidas por todos.


                      A primeira saída foi uma “caça aos tesouros”: pedri-

                      nhas, sementes, folhas, flores, gravetos com os quais as
                      crianças em seguida desenvolviam atividades em sala.
                      Pouco depois a pandemia suspendeu as aulas presen-
                      ciais. Com a compreensão e o comprometimento dos
                      pais, porém, conseguiu-se dar continuidade ao projeto,
                      agora em casa, com os cuidados sanitários necessários.


                      Rolou até um drive-thru do afeto, em que as crianças
                      vieram com suas famílias e ganharam uma sacola com
         ENSINAR E APRENDER     elementos da natureza para suas atividades em casa.               Atividades para as crianças


                      Nelas havia terra, sementes, folhas, pinhas, carvão, es-
                      calda-pés relaxante e um quebra-cabeça do grupo. As
                                                                                                  foram desenvolvidas com
                      atividades incluíam sugestão de desenhos, colagem, fo-
                      tografia e brincadeiras com números, para as primeiras
                      noções matemáticas. Observar as crianças mantendo                           elementos da natureza                                                                                        Estudos demonstram que atividades ao
                      esse contanto com a natureza, mesmo durante uma pan-                                                                                                                                      ar livre ajudam a combater os danos

                      demia, aprendendo e brincando, foi especial.                                                                                                                                                    do isolamento na pandemia.



      36
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41