Page 12 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 12

ÍCONES PARA                            As situações de aprendizagem descritas neste livro trazem ícones que facilitam a                         organizadas em complexidade progressiva), qualificação profissional (processo de

                    FACILITAR A                            identificação rápida de algumas das características do curso e do desafio: modalidade,                   formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional),
                                                           duração, tipo e estratégia desafiadora.                                                                  graduação tecnológica (conduz à formação de um perfil profissional de tecnólogo) ou
                    LEITURA                                                                                                                                         pós-graduação (conduz para cursos de especialização nas áreas de atuação da rede de

                                                           Quanto à modalidade, a educação básica contempla a Educação Infantil (primeira etapa da                  Ensino Superior). A duração para sua realização pode ser curta (menos de um semestre),
                                                           Educação Básica), o Ensino Fundamental (fase de escolarização que compreende o período                   média (um semestre) ou longa (mais de um semestre), enquanto o tipo define se o
                                                           entre o 1º e o 9º ano), o Ensino Médio (etapa final da educação básica, e mais abrangente)               trabalho foi individual (realizado por um único aluno) ou coletivo (por um conjunto de
                                                           e a Educação de Jovens e Adultos (para aqueles que não completaram a educação formal).                   alunos). Por fim, a estratégia diz respeito à proposta de trabalho desenvolvida com os
                                                           Na educação profissional e no ensino superior o curso pode ser técnico (proporciona                      estudantes: pode ser um projeto inspirado em uma situação da vida real, uma demanda da
                                                           qualificação técnica de nível médio), aprendizagem industrial (atividades teóricas e práticas            indústria, uma situação-problema (para resolver um problema específico), ou uma pesquisa.




                                                                          MODALIDADE                                             DURAÇÃO                                                TIPO                                   ESTRATÉGIA DESAFIADORA




                                                                         Educação Infantil                                   Curta                                               Individual                                          Projeto




                                                                         Ensino Fundamental                                  Média                                               Coletiva                                            Situação-problema




                                                                         Ensino Médio                                        Longa                                                                                                   Pesquisa



                                                                         Educação de Jovens e
                                                                         Adultos




                                                                         Curso Técnico                                                                                                             DOCENTES PARTICIPANTES: Rúbia Mores
                                                                                                                                                                                                   UNIDADE: Concórdia
                                                                                                                                                 EDUCAÇÃO BÁSICA                                   CURSO: Ensino Médio
                                                                                                                                                                                                   DURAÇÃO DO PROJETO: Curta
                                                                                                                                                 Estudando química na pandemia
         ENSINAR E APRENDER    ENSINAR E APRENDER                        Qualificação Profissional                                                 FORMAÇÃO DO CARÁTER CIDADÃO
                                                                                                                                                          O ESTUDO REMOTO NÃO IMPEDIU OS ALUNOS DESSAS
                                                                                                                                                           TURMAS DE ESTUDAR QUÍMICA DE FORMA PRÁTICA,
                                                                         Aprendizagem Industrial
                                                                                                                                                        REALIZANDO EXPERIÊNCIAS DIRETAMENTE DE SUAS CASAS
                                                                                                                                                   As atividades experimentais e de pesquisa compõem uma das
                                                                                                                                                   estratégias mais importantes no ensino de Química, pois esse tipo
                                                                                                                                                   de atividade parte de um problema que deve fazer sentido para os
                                                                                                                                                   alunos e da busca pela sua solução, assim gerando uma aprendizagem
                                                                                                                                                   significativa e valorosa
                                                                                                                                                   A escolha de atividades diferenciadas que estimulassem no aluno o
                                                                                                                                                   interesse por determinado assunto, entendendo conceitos que serão
                                                                                                                                                   utilizados no futuro, foram realizadas durante as aulas remotas. O
                                                                                                                                                   tema escolhido para o terceiro ano do Ensino Médio foi estereoquímica
                                                                                                                                                   e para o segundo ano foi fermentação.
                                                                                                                                                   Abordar temáticas quem favoreçam o processo de ensino e
                                                                                                                                                   aprendizagem é contribuir para a formação do caráter cidadão dos
                                                                         Graduação Tecnológica                                                     alunos. A utilização da contextualização durante as aulas de química
                                                                                                                                               ENSINAR E APRENDER       os processos de ensino e aprendizagem de forma satisfatória na
                                                                                                                                                   pode, além de instigar a participação do aluno para a abrangência de
                                                                                                                                                   seus saberes e a conexão com a sua vivência, intensificar e maximizar
                                                                                                                                                   educação básica. Assim o aluno desenvolve habilidades ligadas à
                                                                                                                                                   reflexão-ação esse prepara para a vida social, de forma crítica e
                                                                                                                                                   responsável.
                                                                                                                                                   RÚBIA MORES
                                                                                                                                                   rubia-mores@edu.sesisc.org.br
                                                                         Pós-graduação                                                         55
      12
      12
   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17