Page 12 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 12
ÍCONES PARA As situações de aprendizagem descritas neste livro trazem ícones que facilitam a organizadas em complexidade progressiva), qualificação profissional (processo de
FACILITAR A identificação rápida de algumas das características do curso e do desafio: modalidade, formação e desenvolvimento de competências de um determinado perfil profissional),
duração, tipo e estratégia desafiadora. graduação tecnológica (conduz à formação de um perfil profissional de tecnólogo) ou
LEITURA pós-graduação (conduz para cursos de especialização nas áreas de atuação da rede de
Quanto à modalidade, a educação básica contempla a Educação Infantil (primeira etapa da Ensino Superior). A duração para sua realização pode ser curta (menos de um semestre),
Educação Básica), o Ensino Fundamental (fase de escolarização que compreende o período média (um semestre) ou longa (mais de um semestre), enquanto o tipo define se o
entre o 1º e o 9º ano), o Ensino Médio (etapa final da educação básica, e mais abrangente) trabalho foi individual (realizado por um único aluno) ou coletivo (por um conjunto de
e a Educação de Jovens e Adultos (para aqueles que não completaram a educação formal). alunos). Por fim, a estratégia diz respeito à proposta de trabalho desenvolvida com os
Na educação profissional e no ensino superior o curso pode ser técnico (proporciona estudantes: pode ser um projeto inspirado em uma situação da vida real, uma demanda da
qualificação técnica de nível médio), aprendizagem industrial (atividades teóricas e práticas indústria, uma situação-problema (para resolver um problema específico), ou uma pesquisa.
MODALIDADE DURAÇÃO TIPO ESTRATÉGIA DESAFIADORA
Educação Infantil Curta Individual Projeto
Ensino Fundamental Média Coletiva Situação-problema
Ensino Médio Longa Pesquisa
Educação de Jovens e
Adultos
Curso Técnico DOCENTES PARTICIPANTES: Rúbia Mores
UNIDADE: Concórdia
EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO: Ensino Médio
DURAÇÃO DO PROJETO: Curta
Estudando química na pandemia
ENSINAR E APRENDER ENSINAR E APRENDER Qualificação Profissional FORMAÇÃO DO CARÁTER CIDADÃO
O ESTUDO REMOTO NÃO IMPEDIU OS ALUNOS DESSAS
TURMAS DE ESTUDAR QUÍMICA DE FORMA PRÁTICA,
Aprendizagem Industrial
REALIZANDO EXPERIÊNCIAS DIRETAMENTE DE SUAS CASAS
As atividades experimentais e de pesquisa compõem uma das
estratégias mais importantes no ensino de Química, pois esse tipo
de atividade parte de um problema que deve fazer sentido para os
alunos e da busca pela sua solução, assim gerando uma aprendizagem
significativa e valorosa
A escolha de atividades diferenciadas que estimulassem no aluno o
interesse por determinado assunto, entendendo conceitos que serão
utilizados no futuro, foram realizadas durante as aulas remotas. O
tema escolhido para o terceiro ano do Ensino Médio foi estereoquímica
e para o segundo ano foi fermentação.
Abordar temáticas quem favoreçam o processo de ensino e
aprendizagem é contribuir para a formação do caráter cidadão dos
Graduação Tecnológica alunos. A utilização da contextualização durante as aulas de química
ENSINAR E APRENDER os processos de ensino e aprendizagem de forma satisfatória na
pode, além de instigar a participação do aluno para a abrangência de
seus saberes e a conexão com a sua vivência, intensificar e maximizar
educação básica. Assim o aluno desenvolve habilidades ligadas à
reflexão-ação esse prepara para a vida social, de forma crítica e
responsável.
RÚBIA MORES
rubia-mores@edu.sesisc.org.br
Pós-graduação 55
12
12