Page 11 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 11
Pandemia, uma oportunidade para
INTRODUÇÃO
ressignificar as situações de aprendizagem
Ei, você! Sim, você mesmo, professor! Gostaria de propor o desafio ensino e aprendizagem não poderiam parar. E, os professores, sim, vocês
de um minuto de reflexão referente a uma problemática. Você professores, homens e mulheres que têm um olhar avançado, durante
topa? Então, vamos lá! Você se recorda do início do ano 2020, mais esse período triste da pandemia manifestaram-se ao mundo como
especificamente de meados do mês de março? profissionais elogiáveis e perseverantes diante do cenário.
Não tenho dúvidas de que passou um filme na sua cabeça agora, O isolamento social nos levou à reclusão, mas você, professor,
não é verdade? Naquele momento tudo parecia estar sob controle! permaneceu na linha de frente, tendo em vista que a arte dialógica
O ano iniciou, com a acolhida de sempre no reencontro após as férias, de ensinar e aprender não permite que paremos em hipótese alguma.
inserida a experiência inenarrável de nossos Momentos Pedagógicos, Pelo contrário, ao invés de parar, fomos nos ressignificar para que
fundamental para analisar como tudo se desencadeou no ano anterior, os estudantes tivessem o menor impacto possível em seus processos
para acolher novos companheiros e, acima de tudo, prepararmos educacionais e o calendário letivo não fosse comprometido. Assim,
nossas bagagens para mais uma viagem que se fundamenta na as escolas SESI e SENAI por meio de sua metodologia própria e
premissa: Ensinar é Aprender. Enfim, as aulas iniciaram, e você estava consolidada, em diálogo constante para aprimorar sempre mais a
com todas as turmas organizadas, os planejamentos em ordem, as educação, vislumbrando o aluno como protagonista do seu aprender,
situações de aprendizagem pensadas e estruturadas, as aulas teóricas e continuou de forma concreta o ensino remoto, mantendo a rotina de
práticas estabelecidas, tudo para mais um ano letivo de sucesso. sala de aula em um ambiente virtual, onde teoria e prática foram
evidenciadas nas relações entre professor e aluno. Desse modo, diante
Infelizmente... toda essa organização, a empolgação e a dedicação foram do caos, surgiram diversas situações de aprendizagem apresentadas
surpreendidas por um medo geral na sociedade. Sabemos muito bem nesta obra Ensinar é Aprender que serão eternamente lembradas e
que o medo faz com que o ser humano fique paralisado e não consiga utilizadas em nossas práticas pedagógicas.
ressignificar suas possibilidades. Aliás, o medo evidencia-se por um Aproveitemos a leitura desta riqueza imensurável, que ficará marcada
clima de Guerra Mundial, que veio com o nome de “coronavírus” e nos
ENSINAR E APRENDER ENSINAR E APRENDER atemorizou. E os questionamentos ontológicos de outrora, isto é, “quem na vida de cada professor e aluno que vivenciou essas situações de
sou eu, de onde vim e para onde vou?”, ganharam nova roupagem: “o que
aprendizagem e que nos impulsiona sempre mais a uma convicção:
é esse vírus, de onde vem, onde está e até onde pode chegar?”.
a de que a educação é um ressignificar-se constante.
Com essa descrição e esses questionamentos, e diante da nossa cultura
da cordialidade, da proximidade, do abraço, das relações, fomos obrigados
a nos privar. O isolamento social fez com que as igrejas, o comércio, as JEAN PRETTE
escolas fechassem… Voltamos para nossas casas, mas os processos de Coordenador Pedagógico e da Qualidade Educacional
11
11