Page 11 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 11

Pandemia, uma oportunidade para
                    INTRODUÇÃO



                                                                              ressignificar as situações de aprendizagem








                                                                              Ei, você! Sim, você mesmo, professor! Gostaria de propor o desafio                                 ensino e aprendizagem não poderiam parar. E, os professores, sim, vocês
                                                                              de um minuto de reflexão referente a uma problemática. Você                                        professores, homens e mulheres que têm um olhar avançado, durante
                                                                              topa? Então, vamos lá! Você se recorda do início do ano 2020, mais                                 esse período triste da pandemia manifestaram-se ao mundo como
                                                                              especificamente de meados do mês de março?                                                         profissionais elogiáveis e perseverantes diante do cenário.


                                                                              Não tenho dúvidas de que passou um filme na sua cabeça agora,                                      O isolamento social nos levou à reclusão, mas você, professor,
                                                                              não é verdade? Naquele momento tudo parecia estar sob controle!                                    permaneceu na linha de frente, tendo em vista que a arte dialógica

                                                                              O ano iniciou, com a acolhida de sempre no reencontro após as férias,                              de ensinar e aprender não permite que paremos em hipótese alguma.
                                                                              inserida a experiência inenarrável de nossos Momentos Pedagógicos,                                 Pelo contrário, ao invés de parar, fomos nos ressignificar para que
                                                                              fundamental para analisar como tudo se desencadeou no ano anterior,                                os estudantes tivessem o menor impacto possível em seus processos
                                                                              para acolher novos companheiros e, acima de tudo, prepararmos                                      educacionais e o calendário letivo não fosse comprometido. Assim,
                                                                              nossas bagagens para mais uma viagem que se fundamenta na                                          as escolas SESI e SENAI por meio de sua metodologia própria e
                                                                              premissa: Ensinar é Aprender. Enfim, as aulas iniciaram, e você estava                             consolidada, em diálogo constante para aprimorar sempre mais a
                                                                              com todas as turmas organizadas, os planejamentos em ordem, as                                     educação, vislumbrando o aluno como protagonista do seu aprender,

                                                                              situações de aprendizagem pensadas e estruturadas, as aulas teóricas e                             continuou de forma concreta o ensino remoto, mantendo a rotina de
                                                                              práticas estabelecidas, tudo para mais um ano letivo de sucesso.                                   sala de aula em um ambiente virtual, onde teoria e prática foram
                                                                                                                                                                                 evidenciadas nas relações entre professor e aluno. Desse modo, diante
                                                                              Infelizmente... toda essa organização, a empolgação e a dedicação foram                            do caos, surgiram diversas situações de aprendizagem apresentadas
                                                                              surpreendidas por um medo geral na sociedade. Sabemos muito bem                                    nesta obra Ensinar é Aprender que serão eternamente lembradas e
                                                                              que o medo faz com que o ser humano fique paralisado e não consiga                                 utilizadas em nossas práticas pedagógicas.
                                                                              ressignificar suas possibilidades. Aliás, o medo evidencia-se por um                               Aproveitemos a leitura desta riqueza imensurável, que ficará marcada
                                                                              clima de Guerra Mundial, que veio com o nome de “coronavírus” e nos
         ENSINAR E APRENDER    ENSINAR E APRENDER                             atemorizou. E os questionamentos ontológicos de outrora, isto é, “quem                             na vida de cada professor e aluno que vivenciou essas situações de


                                                                              sou eu, de onde vim e para onde vou?”, ganharam nova roupagem: “o que
                                                                                                                                                                                 aprendizagem e que nos impulsiona sempre mais a uma convicção:
                                                                              é esse vírus, de onde vem, onde está e até onde pode chegar?”.
                                                                                                                                                                                 a de que a educação é um ressignificar-se constante.

                                                                              Com essa descrição e esses questionamentos, e diante da nossa cultura
                                                                              da cordialidade, da proximidade, do abraço, das relações, fomos obrigados
                                                                              a nos privar. O isolamento social fez com que as igrejas, o comércio, as                           JEAN PRETTE
                                                                              escolas fechassem… Voltamos para nossas casas, mas os processos de                                 Coordenador Pedagógico e da Qualidade Educacional




      11
      11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16