Page 9 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 9

INTRODUÇÃO

                                                                                                                                                                                                                               Criatividade




                                                                                                                                                                                  para superar os desafios










                                                                                                                                            Enfrentar uma pandemia – e o distanciamento social imposto por ela – não estava nos planos de ninguém.
                                                                                                                                            Porém, diante dessa situação, muitas pessoas se reinventaram e mudaram a maneira de pensar e agir.
                                                                                                                                            Enquanto o planeta percebeu que a tecnologia educacional em sala de aula era essencial, bem como a

                                                                                                                                            utilização de aulas remotas, sala de aula invertida, ensino híbrido e aulas mediadas por tecnologia, esses
                                                                                                                                            elementos já estavam presentes há muito tempo nas escolas do SESI e do SENAI de todo Brasil, especialmente
                                                                                                                                            aqui em Santa Catarina.


                                                                                                                                            Por isso, nossos docentes já estavam sensíveis para essa verdadeira revolução tecnológica acelerada pela
                                                                                                                                            quarentena. Contudo, esse processo foi uma imposição aos alunos e não ocorreu de forma gradual, conforme
                                                                                                                                            o planejado. Mesmo que o principal propósito das situações de aprendizagem seja sempre o desafio, o auge
                                                                                                                                            da pandemia trancou todos dentro de casa, sem saber se e quando voltaríamos às nossas vidas normais.



                                                                                                                                            Esse cenário já se apresentava bastante desafiador pela sua própria natureza, tanto para os docentes
                                                                                                                                            quanto para os discentes, em especial àqueles que recentemente haviam estabelecido um vínculo com o
                                                                                                                                            SESI/SC e SENAI/SC, e foi potencializado ainda mais pela necessidade dos alunos de acompanhar as aulas
                                                                                                                                            desde suas residências. Entretanto, as turmas perceberam que o afastamento social já não era um obstáculo
                                                                                                                                            para o desenvolvimento das atividades propostas. Esse processo contribuiu para desenvolver as capacidades
                                                                                                                                            de trabalhar remotamente com produtividade, aprender diariamente e superar os mais diversos desafios.

         ENSINAR E APRENDER    ENSINAR E APRENDER                                                                                           os objetos do conhecimento, praticando e realizando novas experiências. Com isso, estimular a criatividade
                                                                                                                                            Foi preciso se adaptar às novas condições tecnológicas e interagir ao máximo para conseguir compreender


                                                                                                                                            para superar os desafios foi o lema principal das mais diversas situações de aprendizagem selecionadas
                                                                                                                                            para este livro.


                                                                                                                                            Murilo Gun, grande pesquisador do tema e palestrante convidado em diversas oportunidades pela nossa
                                                                                                                                            instituição, reforça: “a criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas”. Essa foi uma das
                                                                                                                                            grandes lições aprendidas e vivenciadas na prática, demandando muita imaginação dos nossos professores e
                                                                                                                                            alunos para resolver diversas temáticas novas e subitamente impostas pelos novos desafios.



       9 9
   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14