Page 47 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 47

DOCENTE PARTICIPANTE: Gizandra Aparecida Tomazi Steigleder

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Lages
               EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                                                                              CURSO: Educação de Jovens e Adultos

                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Curta

               Casa ou cidade sustentável





                              UM PROJETO QUE PROPÕE AOS ALUNOS ENTENDEREM OS EFEITOS
                                  DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DAS CIDADES E APRESENTAREM
                                             SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL.





                      NOVO OLHAR SOBRE A PROFISSÃO



                      O advento da modernidade e o aumento da concentração de pessoas
                      num mesmo espaço têm gerado muitos prejuízos à natureza. A
                      engenharia sustentável propõe projetos que integrem a vida moderna
                      com a natureza, de modo a reduzir novos impactos e remediar
                      impactos já causados.



                      Diante de toda essa discussão, alguns setores produtivos vêm sofrendo
                      remodelações, seja por força da legislação ou pelas mudanças da
                      consciência coletiva. A construção civil é um deles, já que tem na sua
                      base econômica a transformação dos cenários, principalmente das
                      cidades.


                      Pensando nesse contexto, viu-se a necessidade de levantar a discussão
                      e trazer análises e ações que fossem possíveis de desencadear

                      uma transformação em relação a um novo olhar sobre a sua
         ENSINAR E APRENDER     da construção civil. A proposta era fazer com que os estudantes
                      própria profissão – 90% dos alunos da turma eram trabalhadores


                      encontrassem possíveis soluções para problemas da urbanização, como
                      a falta de saneamento básico ou o desperdício do uso de água. Assim,
                      tentando encontrar soluções para esses problemas, passaram a pensar
                      que é possível criar sua cidade ou casa sustentável.



                      GIZANDRA APARECIDA TOMAZI STEIGLEDER
                      gizandra.steigleder@edu.sesisc.org.br



      47
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52