Page 51 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 51

DOCENTE PARTICIPANTE: Julia da Gloria Medeiros Bolda

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Joinville
               EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                                                                              CURSO: Ensino Médio

                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Longa

               Live: escritor Raphael Montes





                                   O EVENTO CAFÉ LITERÁRIO, ANTES DA PANDEMIA REALIZADO
                                               NA BIBLIOTECA DA ESCOLA, TRANSFORMOU-SE NUM
                                       ENCONTRO ON-LINE PRA DEBATER LITERATURA E CRIAÇÃO.







                      INTERESSE PELA LITERATURA



                      A situação nasceu de um questionamento feito pelos estudantes:
                      por quê e para quê se estuda literatura? Diante de um currículo
                      sobrecarregado de conteúdos de natureza lógica, é necessário o estudo
                      de textos de aplicabilidade incerta a futuros tecnólogos?



                      Sabendo que o gosto e o interesse pela leitura é um ponto nevrálgico,
                      principalmente para estudantes do Ensino Médio, o objetivo era
                      estimular a leitura como instrumento para o desenvolvimento de
                      habilidades tais como interpretação, diversidade linguística, debates,
                      argumentações e trocas de ideias, entre outras. Ou seja: despertar nos
                      alunos um pouco de gosto e curiosidade por compreender a linguagem
                      literária.



                      Partindo do pressuposto de que a aula é um laboratório de conteúdos
         ENSINAR E APRENDER     todas as formas – existentes ou ainda por serem inventadas – são
                      e de formas, todos os conteúdos podem ser objeto de estudo, e


                      válidas, pois se trata de um projeto com a possibilidade de atividade
                      livre, visando a incentivar no corpo estudantil o hábito de trabalhar
                      a leitura através de apresentações de várias linguagens artísticas,
                      englobando teatro, música, dança, canto e recital literário.



                      JULIA DA GLORIA MEDEIROS BOLDA
                      julia.bolda@edu.sesisc.org.br



      51
   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56