Page 56 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 56

Estudando química
                                                       na pandemia
               EDUCAÇÃO BÁSICA

                                                                                                                                                                                                                     O isolamento social
                                                                                                                                                                           Experiência
                                                                                                                                                                           com os balões                          impediu a socialização.
                                                                                                                                                                           inflando
                                                                                                                                                                           devido à                           Contudo, diversas atividades
                                                                                                                                                                           produção                          mitigaram a falta de trabalhos
                                                                                                                                                                           de gases
                                                                                                                                                                           por meio do                        práticos, como a observação
                                                                                                                                                                           processo de
                                                                                                                                                                           fermentação                        da influência da concentração
                      EXPERIMENTOS E SUAS REAÇÕES
                                                                                                                                                                                                                 de um reagente em uma
             POR DENTRO DO PROJETO  lher um composto com isomeria (comotalidomida, ácido                                                                                                                            Isabelle Dalla Costa
                                                                                                                                                                                                                       reação química.
                      A estratégia deu-se em duas abordagens. Na primeira,
                      os alunos dos terceiros anos foram orientados a esco-


                      tartárico, aspartamo, etambutol, penicilamina, propoxi-
                      feno, ibuprofeno, glicose etc.) que faça parte do nosso
                      cotidiano e realizar uma pesquisa sobre ele. Eles cria-
                                                                                                                                                                                                                               Aluna
                      ram folders informativos que apresentavam a estrutu-

                      ra orgânica do composto escolhido, sua classificação,
                      curiosidades, aplicações e seu histórico.


                      A proposta realizada com os segundos anos era fazer
                      um experimento em casa sobre a velocidade do proces-
                      so de fermentação utilizando apenas utensílios domés-
                      ticos. Devia-se utilizar duas garrafas PET, oito colheres
                      de sopa de açúcar, duas de fermento biológico, 400 ml
                      de água morna e dois balões.


         ENSINAR E APRENDER     mento biológico com duas colheres de açúcar, e na nú-
                      Na garrafa número 1 foi observada a reação do fer-


                      mero 2 foi observada a reação com a adição de seis
                      colheres. Foram acrescentados 200 ml de água morna a
                      cada garrafa para que o processo de fermentação fosse
                      acelerado. Em seguida todas as garrafas foram vedadas

                      com um balão em seus gargalos. Assim, observou-se os                                    A fermentação é um processo de obtenção
                      balões inflarem devido a gases produzidos pelo proces-                                      de energia realizado sem a presença
                      so de fermentação.                                                                            de oxigênio – energia anaeróbica.



      56
   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60   61