Page 56 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 56
Estudando química
na pandemia
EDUCAÇÃO BÁSICA
O isolamento social
Experiência
com os balões impediu a socialização.
inflando
devido à Contudo, diversas atividades
produção mitigaram a falta de trabalhos
de gases
por meio do práticos, como a observação
processo de
fermentação da influência da concentração
EXPERIMENTOS E SUAS REAÇÕES
de um reagente em uma
POR DENTRO DO PROJETO lher um composto com isomeria (comotalidomida, ácido Isabelle Dalla Costa
reação química.
A estratégia deu-se em duas abordagens. Na primeira,
os alunos dos terceiros anos foram orientados a esco-
tartárico, aspartamo, etambutol, penicilamina, propoxi-
feno, ibuprofeno, glicose etc.) que faça parte do nosso
cotidiano e realizar uma pesquisa sobre ele. Eles cria-
Aluna
ram folders informativos que apresentavam a estrutu-
ra orgânica do composto escolhido, sua classificação,
curiosidades, aplicações e seu histórico.
A proposta realizada com os segundos anos era fazer
um experimento em casa sobre a velocidade do proces-
so de fermentação utilizando apenas utensílios domés-
ticos. Devia-se utilizar duas garrafas PET, oito colheres
de sopa de açúcar, duas de fermento biológico, 400 ml
de água morna e dois balões.
ENSINAR E APRENDER mento biológico com duas colheres de açúcar, e na nú-
Na garrafa número 1 foi observada a reação do fer-
mero 2 foi observada a reação com a adição de seis
colheres. Foram acrescentados 200 ml de água morna a
cada garrafa para que o processo de fermentação fosse
acelerado. Em seguida todas as garrafas foram vedadas
com um balão em seus gargalos. Assim, observou-se os A fermentação é um processo de obtenção
balões inflarem devido a gases produzidos pelo proces- de energia realizado sem a presença
so de fermentação. de oxigênio – energia anaeróbica.
56