Page 61 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 61
DOCENTE PARTICIPANTE: Rafael Lindemann Duarte
UNIDADE: São José
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /
ENSINO SUPERIOR CURSO: Desenvolvimento de Sistemas
DURAÇÃO DO PROJETO: Curta
Contador de placar para jogos
O PEDIDO DE UMA MENINA DE QUATRO ANOS FOI A
INSPIRAÇÃO O PROJETO: ELA QUERIA UM PROGRAMA PARA
CONTAR O PLACAR DOS JOGOS QUE FAZ COM O SEU PAI.
DESENVOLVER AS CAPACIDADES
O principal propósito dessa situação de aprendizagem é sempre o
desafio. Estávamos em meio a uma pandemia que nos trancou em
casa sem saber se e quando voltaríamos às nossas vidas normais.
Esse cenário já se apresentava bastante desafiador para alunos de
primeira fase, que nem haviam ainda estabelecido um vínculo com
o Senai quando passaram a acompanhar as aulas de casa. Quando a
turma percebeu que o afastamento social já não era um obstáculo
para o desenvolvimento das competências propostas, surgiu a ideia de
buscarmos um desafio do futuro, um desafio da vida profissional do
desenvolvedor de sistemas.
O mercado de desenvolvimento de sistemas é muito dinâmico e,
principalmente após a pandemia de covid-19, globalizado. A atividade
contribuiu para desenvolver as capacidades de trabalhar remotamente
com produtividade, aprender diariamente e superar os mais diversos
ENSINAR E APRENDER A divisão das tarefas aproveitando as competências individuais
desafios.
teve um efeito muito positivo no desenvolvimento de soft skills
relacionadas ao autoconhecimento e trabalho em equipe, como
autocrítica, organização, planejamento e comunicação eficaz.
RAFAEL LINDEMANN DUARTE
rafaelld@edu.sc.senai.br
61