Page 61 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 61

DOCENTE PARTICIPANTE: Rafael Lindemann Duarte

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: São José
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /
               ENSINO SUPERIOR                                                                                                                                                              CURSO: Desenvolvimento de Sistemas
                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Curta

               Contador de placar para jogos





                                                O PEDIDO DE UMA MENINA DE QUATRO ANOS FOI A
                                      INSPIRAÇÃO O PROJETO: ELA QUERIA UM PROGRAMA PARA
                                           CONTAR O PLACAR DOS JOGOS QUE FAZ COM O SEU PAI.





                      DESENVOLVER AS CAPACIDADES



                      O principal propósito dessa situação de aprendizagem é sempre o
                      desafio. Estávamos em meio a uma pandemia que nos trancou em
                      casa sem saber se e quando voltaríamos às nossas vidas normais.
                      Esse cenário já se apresentava bastante desafiador para alunos de
                      primeira fase, que nem haviam ainda estabelecido um vínculo com

                      o Senai quando passaram a acompanhar as aulas de casa. Quando a
                      turma percebeu que o afastamento social já não era um obstáculo
                      para o desenvolvimento das competências propostas, surgiu a ideia de
                      buscarmos um desafio do futuro, um desafio da vida profissional do
                      desenvolvedor de sistemas.


                      O mercado de desenvolvimento de sistemas é muito dinâmico e,
                      principalmente após a pandemia de covid-19, globalizado. A atividade
                      contribuiu para desenvolver as capacidades de trabalhar remotamente

                      com produtividade, aprender diariamente e superar os mais diversos
         ENSINAR E APRENDER     A divisão das tarefas aproveitando as competências individuais
                      desafios.




                      teve um efeito muito positivo no desenvolvimento de soft skills
                      relacionadas ao autoconhecimento e trabalho em equipe, como
                      autocrítica, organização, planejamento e comunicação eficaz.



                      RAFAEL LINDEMANN DUARTE
                      rafaelld@edu.sc.senai.br



      61
   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66