Page 66 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 66

Esquema elétrico
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /                   sequencial
               ENSINO SUPERIOR

                                                                                                                                                                                                                  Foi um projeto que

                                                                                                                                                                                                             agregou aos alunos, já que

                                                                                                                                                                                                            é de possível aplicabilidade

                                                                                                                                                                                                            no processo fabril. As aulas

                                                                                                                                                                                                              foram práticas, de muito

                                                                                                                                                                                                               aprendizado e bastante
                      HABILIDADES CRIATIVAS                                                                                                                                                                             dinâmicas.


             POR DENTRO DO PROJETO  empresas da região e até mesmo menções em sala de                                                                                                                           Supervisora de Educação
                      Ao se analisar as visitas técnicas feitas pelos alunos a


                      aula a respeito de suas atividades profissionais, per-
                      cebeu-se a necessidade de uma aplicação mais criati-
                                                                                                                                                                                                                     Grasiéle Peters
                      va do profissional técnico dentro da indústria. O tema
                      definido foi a aplicação dentro de um processo fabril.
                      Os alunos deveriam desenvolver o projeto e fazer uma

                      aplicação prática dele para mostrar seu funcionamen-
                      to. As aulas foram voltadas para a obtenção de conhe-
                      cimento técnico e prático dos estudantes, com foco no
                      projeto e no desenvolvimento das habilidades listadas
                      na grade nacional.


                      Os alunos desenvolveram o projeto com os softwares
                      específicos, o que deu um bom embasamento sobre a
                      montagem de um projeto industrial e suas etapas. Com
         ENSINAR E APRENDER     sala de aula, o que trouxe dificuldades que puderam
                      o projeto em mãos, eles montaram a parte prática em


                      ser sanadas no decorrer da montagem.


                      Após finalizada a montagem, foi refeita uma checagem
                      por outras equipes para ver se a montagem estava
                                                                                                  o conhecimento de softwares
                      correta e para testar o seu acionamento. No primeiro                        Aulas presenciais facilitaram
                                                                                                  específicos para o setor industrial
                      acionamento já houve sucesso no projeto, que se mos-
                      trou funcional de todas as possíveis formas.



      66
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71