Page 66 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 66
Esquema elétrico
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / sequencial
ENSINO SUPERIOR
Foi um projeto que
agregou aos alunos, já que
é de possível aplicabilidade
no processo fabril. As aulas
foram práticas, de muito
aprendizado e bastante
HABILIDADES CRIATIVAS dinâmicas.
POR DENTRO DO PROJETO empresas da região e até mesmo menções em sala de Supervisora de Educação
Ao se analisar as visitas técnicas feitas pelos alunos a
aula a respeito de suas atividades profissionais, per-
cebeu-se a necessidade de uma aplicação mais criati-
Grasiéle Peters
va do profissional técnico dentro da indústria. O tema
definido foi a aplicação dentro de um processo fabril.
Os alunos deveriam desenvolver o projeto e fazer uma
aplicação prática dele para mostrar seu funcionamen-
to. As aulas foram voltadas para a obtenção de conhe-
cimento técnico e prático dos estudantes, com foco no
projeto e no desenvolvimento das habilidades listadas
na grade nacional.
Os alunos desenvolveram o projeto com os softwares
específicos, o que deu um bom embasamento sobre a
montagem de um projeto industrial e suas etapas. Com
ENSINAR E APRENDER sala de aula, o que trouxe dificuldades que puderam
o projeto em mãos, eles montaram a parte prática em
ser sanadas no decorrer da montagem.
Após finalizada a montagem, foi refeita uma checagem
por outras equipes para ver se a montagem estava
o conhecimento de softwares
correta e para testar o seu acionamento. No primeiro Aulas presenciais facilitaram
específicos para o setor industrial
acionamento já houve sucesso no projeto, que se mos-
trou funcional de todas as possíveis formas.
66