Page 70 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 70
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Chefe aprendiz
ENSINO SUPERIOR
Gostei bastante da
atividade, dos textos, dos
vídeos e de colocar a mão na
massa ao realizar as tarefas.
Isso revoluciona a maneira de
ensinar, aprender
MARAVILHAS DA CULINÁRIA Processo de e avaliar.
POR DENTRO DO PROJETO conciliar o home office e explicar a importância de fi- organização da Alicia Rosa
Em um momento de distanciamento social, além de
execução da receita
car em casa, era preciso usar artifícios para prender a
contou com aulas
atenção dos estudantes, de forma educativa e diverti-
on-line, planejamento
Aluna
da. Foi possível perceber uma boa evolução no desen-
e fluxograma
volvimento dos alunos quando trabalhamos atividades
mais práticas.
Algumas das ferramentas adotadas nessa proposta fo-
ram: brainstorming, criação de fluxograma e programa
5S. Cada aluno realizou uma reunião entre as pessoas
do seu lar que estavam em quarentena com ele. Jun-
tos, debateram sobre soluções para a entrega da comi-
da com os ingredientes disponíveis em sua casa, que
agradasse o paladar de todos e em quantidade sufi-
ciente. Realizaram pesquisas para explorar as maravi-
lhas da culinária, escolhendo pratos doces ou salgados,
ENSINAR E APRENDER descrevendo a história da receita escolhida, o modo de
preparo, o tempo e o rendimento.
Após a pesquisa, os alunos organizaram-se e se pla-
nejaram para executar ao vivo a receita descrita. Eles
tinham que explicar sua receita e toda as informações
sobre ela, incluindo dificuldades na execução. Por fim,
deveriam mostrar como resultado final o prato pronto.
70