Page 62 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
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Contador de placar
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / para jogos Aproveitamos para
ENSINO SUPERIOR
aprender a realizar todo o
trabalho de forma remota e
coordenada. O projeto exigiu
conhecimentos na área de
HTML, CSS e Javascript.
Conseguimos uma evolução
SOFTWARE INOVADOR muito grande trabalhando
em conjunto.
POR DENTRO DO PROJETO cionais e não funcionais do projeto, ou seja, cada deta- Leandro da Silva
A proposta era realizar algo totalmente novo, desco-
nhecido e inovador. Foram definidos os requisitos fun-
lhe do que o produto deveria fazer e como ele deveria
Aluno
ser, para definir o que era imprescindível, principal-
mente porque estaríamos fora de nossa zona de con-
forto e seria muito fácil estourar os prazos e ter que
deixar algum requisito de fora da implementação.
do projeto
A infraestrutura que seria utilizada para execução do Discussões
projeto foi planejada – especialmente porque todos pelo Google
trabalhariam de casa. Escolheu-se um editor com ex- Meet:
trabalho
tensões que permitissem a escrita do código “a vá- contou com
rias mãos” e o teste do produto em tempo real. Nessa a constante
etapa também foi definido que o projeto teria grande interação
preocupação em garantir a melhor usabilidade possí- dos alunos
vel do software. Ao final de cada etapa, eram realiza-
ENSINAR E APRENDER dos testes funcionais para garantir o comportamento
correto em qualquer circunstância, além da integração
do novo módulo com os anteriores.
Esse projeto foi idealizado para tirar todos da zona de
conforto, desenvolvendo capacidades para buscar a Desenvolvedores de sistemas (DEVs),
melhor forma de implementar cada funcionalidade e de são profissionais que trabalham com
criar a interface mais intuitiva, amigável e responsiva. o desenvolvimento de softwares.
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