Page 62 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 62

Contador de placar
               EDUCAÇÃO PROFISSIONAL /                    para jogos                                                                                                                                                      Aproveitamos para
               ENSINO SUPERIOR
                                                                                                                                                                                                                      aprender a realizar todo o

                                                                                                                                                                                                                     trabalho de forma remota e

                                                                                                                                                                                                                    coordenada. O projeto exigiu

                                                                                                                                                                                                                      conhecimentos na área de

                                                                                                                                                                                                                       HTML, CSS e Javascript.

                                                                                                                                                                                                                     Conseguimos uma evolução


                      SOFTWARE INOVADOR                                                                                                                                                                               muito grande trabalhando
                                                                                                                                                                                                                               em conjunto.
             POR DENTRO DO PROJETO  cionais e não funcionais do projeto, ou seja, cada deta-                                                                                                                                Leandro da Silva
                      A proposta era realizar algo totalmente novo, desco-
                      nhecido e inovador. Foram definidos os requisitos fun-


                      lhe do que o produto deveria fazer e como ele deveria
                                                                                                                                                                                                                                    Aluno
                      ser,  para  definir  o  que  era  imprescindível,  principal-
                      mente porque estaríamos fora de nossa zona de con-
                      forto e seria muito fácil estourar os prazos e ter que
                      deixar algum requisito de fora da implementação.



                                                                                                                                                                                             do projeto
                      A infraestrutura que seria utilizada para execução do                                                                                                                  Discussões
                      projeto  foi  planejada  – especialmente  porque  todos                                                                                                                pelo Google
                      trabalhariam de casa. Escolheu-se um editor com ex-                                                                                                                    Meet:
                                                                                                                                                                                             trabalho
                      tensões que permitissem a escrita do código “a vá-                                                                                                                     contou com
                      rias mãos” e o teste do produto em tempo real. Nessa                                                                                                                   a constante
                      etapa também foi definido que o projeto teria grande                                                                                                                   interação
                      preocupação em garantir a melhor usabilidade possí-                                                                                                                    dos alunos
                      vel do software. Ao final de cada etapa, eram realiza-
         ENSINAR E APRENDER     dos testes funcionais para garantir o comportamento


                      correto em qualquer circunstância, além da integração
                      do novo módulo com os anteriores.


                      Esse projeto foi idealizado para tirar todos da zona de
                      conforto, desenvolvendo capacidades para buscar a                                                                                                                                                     Desenvolvedores de sistemas (DEVs),
                      melhor forma de implementar cada funcionalidade e de                                                                                                                                                  são profissionais que trabalham com

                      criar a interface mais intuitiva, amigável e responsiva.                                                                                                                                                 o desenvolvimento de softwares.



      62
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67