Page 64 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 64

Energia e suas
                                                     transformações
               EDUCAÇÃO BÁSICA


                                                                                                                                                                                                                               Montamos um motor com

                                                                                                                                                                                                                            uma correia e uma polia que,

                                                                                                                                                                                                                            quando acionado, transferia o

                                                                                                                                                                                                                             movimento circular e gerava

                                                                                                                                                                                                                            energia elétrica para acender

                                                                                                                                                                                                                                  uma lâmpada de LED.
                      ATIVIDADES E EXPERIMENTOS


             POR DENTRO DO PROJETO  energia e o que são fontes renováveis e não reno-                                                                                                                                              Gevanildo Ferreira
                      O projeto iniciou com uma pesquisa sobre o que é


                      váveis de energia. Foi apresentada aos estudantes a
                      proposta de trabalho, e eles se dividiram em grupos.
                                                                                                                                                                                                                                             Aluno
                      Durante os encontros, houve debates e pesquisas sobre
                      conceitos de energia.


                      Em física, no conteúdo de termodinâmica, estudamos
                      as relações entre calor e trabalho, para que assim
                      compreendêssemos o funcionamento de uma máquina
                      térmica e as relações entre as transformações gaso-
                      sas. Foram desenvolvidas atividades práticas sobre as
                      transformações gasosas. Em química, estudamos a ter-
                      moquímica com as reações endotérmicas e exotérmi-

                      cas: os alunos também realizaram atividades práticas
                      para compreender o processo da reação e a troca de
         ENSINAR E APRENDER     E em biologia estudamos a cadeia alimentar com o
                      calor que nesse caso do estudo gera energia térmica.


                      fluxo de energia, observando que alimentos fornecem
                      energia para desenvolvermos nossas atividades, e as
                      enzimas, o que permitiu mostrar como ocorre a que-

                      bra dos nutrientes dos alimentos para fornecer ener-
                      gia para nosso organismo. Assim os alunos puderam
                      aprimorar seus conhecimentos e fazer experimentos                           Cartaz sobre painéis fotovoltaicos e
                      relacionados ao tema.                                                       montagem de bonecos do catavento



      64
   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69