Page 55 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 55

DOCENTE PARTICIPANTE: Rúbia Mores

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: Concórdia
               EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                                                                              CURSO: Ensino Médio

                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Curta

               Estudando química na pandemia





                                             O ESTUDO REMOTO NÃO IMPEDIU OS ALUNOS DESSAS
                                               TURMAS DE ESTUDAR QUÍMICA DE FORMA PRÁTICA,
                                      REALIZANDO EXPERIÊNCIAS DIRETAMENTE DE SUAS CASAS.





                      FORMAÇÃO DO CARÁTER CIDADÃO



                      As atividades experimentais e de pesquisa compõem uma das
                      estratégias mais importantes no ensino de química, pois esse tipo
                      de atividade parte de um problema que deve fazer sentido para os
                      alunos e da busca pela sua solução, assim gerando uma aprendizagem
                      significativa e valorosa



                      A escolha de atividades diferenciadas que estimulassem no aluno o
                      interesse por determinado assunto, entendendo conceitos que serão
                      utilizados no futuro, foram realizadas durante as aulas remotas. O
                      tema escolhido para o terceiro ano do Ensino Médio foi estereoquímica
                      e para o segundo ano foi fermentação.


                      Abordar temáticas que favoreçam o processo de ensino e
                      aprendizagem é contribuir para a formação do caráter cidadão dos

                      alunos. A utilização da contextualização durante as aulas de química
         ENSINAR E APRENDER     seus saberes e a conexão com a sua vivência, intensificar e maximizar
                      pode, além de instigar a participação do aluno para a abrangência de


                      os processos de ensino e aprendizagem de forma satisfatória na
                      educação básica. Assim o aluno desenvolve habilidades ligadas à
                      reflexão-ação e se prepara para a vida social, de forma crítica e
                      responsável.



                      RÚBIA MORES
                      rubia-mores@edu.sesisc.org.br



      55
   50   51   52   53   54   55   56   57   58   59   60