Page 55 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 55
DOCENTE PARTICIPANTE: Rúbia Mores
UNIDADE: Concórdia
EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO: Ensino Médio
DURAÇÃO DO PROJETO: Curta
Estudando química na pandemia
O ESTUDO REMOTO NÃO IMPEDIU OS ALUNOS DESSAS
TURMAS DE ESTUDAR QUÍMICA DE FORMA PRÁTICA,
REALIZANDO EXPERIÊNCIAS DIRETAMENTE DE SUAS CASAS.
FORMAÇÃO DO CARÁTER CIDADÃO
As atividades experimentais e de pesquisa compõem uma das
estratégias mais importantes no ensino de química, pois esse tipo
de atividade parte de um problema que deve fazer sentido para os
alunos e da busca pela sua solução, assim gerando uma aprendizagem
significativa e valorosa
A escolha de atividades diferenciadas que estimulassem no aluno o
interesse por determinado assunto, entendendo conceitos que serão
utilizados no futuro, foram realizadas durante as aulas remotas. O
tema escolhido para o terceiro ano do Ensino Médio foi estereoquímica
e para o segundo ano foi fermentação.
Abordar temáticas que favoreçam o processo de ensino e
aprendizagem é contribuir para a formação do caráter cidadão dos
alunos. A utilização da contextualização durante as aulas de química
ENSINAR E APRENDER seus saberes e a conexão com a sua vivência, intensificar e maximizar
pode, além de instigar a participação do aluno para a abrangência de
os processos de ensino e aprendizagem de forma satisfatória na
educação básica. Assim o aluno desenvolve habilidades ligadas à
reflexão-ação e se prepara para a vida social, de forma crítica e
responsável.
RÚBIA MORES
rubia-mores@edu.sesisc.org.br
55