Page 52 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 52

Live: escritor
                                                     Raphael Montes
               EDUCAÇÃO BÁSICA
                                                                                                                                                                                                                                  A live com o escritor

                                                                                                                                                                                                                               revestiu-se de um caráter

                                                                                                                                                                                                                               altamente inovador e de

                                                                                                                                                                                                                              imensa riqueza acadêmica,

                                                                                                                                                                                                                            adaptado de forma exemplar

                                                                                                                                                                                                                               à realidade de um ano de
                      PROCESSO E INSPIRAÇÃO DA ESCRITA
                                                                                                                                                                                                                                      aulas remotas.

             POR DENTRO DO PROJETO  as obras de Raphael Montes, para escolha da obra a                                                                                                                                         Coordenador de Ensino Médio
                      A turma organizou-se em equipes e depois definiu um
                      período de leituras e pesquisas investigativas sobre



                      ser lida.
                                                                                                                                                                                                                                       Jairo Engster

                      Depois de a leitura ter sido realizada, os estudantes
                      discutiram: tema, autor, circunstâncias históricas, orga-
                      nização e outros elementos que auxiliassem na tarefa
                      de recuperar o texto na forma integral ou intertextual.

                      Pôde-se perceber como eles destroem e constroem os
                      textos literários e como as leituras integram o seu coti-
                      diano. Na última etapa, as equipes formularam pergun-
                      tas para o escritor Raphael Montes para serem respon-
                      didas na live que seria feita com ele.


                      Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma
                      aula diferente, em que o protagonista foi próprio escri-
                      tor. Despertaram para o gosto e a curiosidade pelo pro-
         ENSINAR E APRENDER     cesso da escrita, como saber por que o escritor escreve,


                      de onde vem a inspiração e como monta suas histórias,
                      pois isso faz parte do processo de compreensão e apro-
                      ximação da linguagem literária. Agora os alunos têm um
                      olhar mais apurado para a profissão de escritor, pois
                      sabem que ele é um conhecedor de pessoas, costumes,
                      culturas, um pesquisador, enfim, e não escreve as suas                      Projeto estimulou os estudantes a buscar um

                      histórias aleatoriamente.                                                   kit de obras de Monteiro Lobato no drive-thru



      52
   47   48   49   50   51   52   53   54   55   56   57