Page 54 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 54
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL / Cinco sensos
ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS Durante a realização do
trabalho aprendemos muitas
POR DENTRO DO PROJETO alguns resultados de trabalhos já realizados com os mudamos depois de praticar
Os alunos tiveram acesso a um roteiro com o pas-
coisas e percebemos como
so a passo do programa e também puderam conhecer
cinco sensos.
o 5S: nos tornamos mais
produtivos e otimizamos
No primeiro passo, os estudantes escolheram uma
área para a realização da atividade – poderia ser um
nosso tempo.
cômodo, um armário, quadro de ferramentas, depó-
sito –, enfim, algo que precisasse realmente de uma
mudança significativa. O segundo passo era registrar
com fotografias todas as etapas da melhoria (antes,
durante, depois). Regiane Alves de Melo e
Manuele Eloisa Fabricio
No terceiro passo os alunos precisavam colocar em Alunas
prática os conhecimentos adquiridos, aplicando os
sensos de limpeza (com uma boa faxina), de utilidade
(descartar, separar, destinar tudo aquilo que está no
ambiente), de ordenação (um lugar para cada coisa e
cada coisa em seu lugar) e o de identificação (etique-
ENSINAR E APRENDER tar, nomear e identificar os locais de cada item). Organização O 5S é um programa
A ideia da atividade era realmente aplicar os sensos, e
não apenas realizar um mutirão de limpeza, lembrando
que a limpeza faz parte do 5S, mas não é o principal
antes e
de qualidade total
senso. Ao final, os alunos apresentaram os resultados das ferramentas de gestão empresarial
depois da
conquistados exibindo fotografias e o passo a passo implementação baseado em conceitos
do que realizaram. do projeto de organização.
54