Page 43 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 43

DOCENTE PARTICIPANTE: Mirian Tiecher Borges

                                                                                                                                                                                            UNIDADE: São José
               EDUCAÇÃO BÁSICA                                                                                                                                                              CURSO: Educação de Jovens e Adultos

                                                                                                                                                                                            DURAÇÃO DO PROJETO: Longa

               Da janela





                                     ALUNOS REGISTRAM SENTIMENTOS, VIVÊNCIAS E MEMÓRIAS
                                          DO PERÍODO DA PANDEMIA POR MEIO DE FOTOGRAFIAS,
                                               CARTAS EM PAPEL E AUDIOCARTAS PARA O FUTURO.










                      LINGUAGEM FOTOGRÁFICA


                      Quando teve início o distanciamento social, em março de 2020, com
                      os registros dos primeiros casos do covid-19 no Brasil, passamos a
                      ver da janela o mundo e muitas alterações de comportamento das

                      pessoas e das paisagens. Propus aos alunos que começássemos a
                      registrar essas alterações e outros fatos curiosos. Para fundamentar a
                      atividade e torná-la mais atrativa, buscamos a história da fotografia
                      e estudamos elementos dessa linguagem, não só pela capacidade
                      narrativa como também pelo seu conteúdo dramático, utilizando a
                      realidade para registrar os fatos.


                      O propósito da atividade era que cada um se reconhecesse como
                      alguém capaz de construir e de registrar a história, através da

                      linguagem fotográfica. Logo o propósito da atividade ampliou-se
         ENSINAR E APRENDER     cartas ao futuro e audiocartas. Esse incentivo deu oportunidade aos
                      e explorou outras possibilidades para além das fotografias, como


                      alunos para que pudessem realmente falar e mostrar com esse olhar
                      individual, particular, tudo o que cada um viveu e enfrentou nesse
                      período de mudanças que afetaram todos, registrando vivências,
                      experiências e reflexões dessa grande comunidade frente à pandemia.



                      MIRIAN TIECHER BORGES
                      mirian.borges@edu.sesisc.org.br



      43
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48