Page 43 - Livro Ensinar é Aprender: Projetos SESI/SC e SENAI/SC 2020
P. 43
DOCENTE PARTICIPANTE: Mirian Tiecher Borges
UNIDADE: São José
EDUCAÇÃO BÁSICA CURSO: Educação de Jovens e Adultos
DURAÇÃO DO PROJETO: Longa
Da janela
ALUNOS REGISTRAM SENTIMENTOS, VIVÊNCIAS E MEMÓRIAS
DO PERÍODO DA PANDEMIA POR MEIO DE FOTOGRAFIAS,
CARTAS EM PAPEL E AUDIOCARTAS PARA O FUTURO.
LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
Quando teve início o distanciamento social, em março de 2020, com
os registros dos primeiros casos do covid-19 no Brasil, passamos a
ver da janela o mundo e muitas alterações de comportamento das
pessoas e das paisagens. Propus aos alunos que começássemos a
registrar essas alterações e outros fatos curiosos. Para fundamentar a
atividade e torná-la mais atrativa, buscamos a história da fotografia
e estudamos elementos dessa linguagem, não só pela capacidade
narrativa como também pelo seu conteúdo dramático, utilizando a
realidade para registrar os fatos.
O propósito da atividade era que cada um se reconhecesse como
alguém capaz de construir e de registrar a história, através da
linguagem fotográfica. Logo o propósito da atividade ampliou-se
ENSINAR E APRENDER cartas ao futuro e audiocartas. Esse incentivo deu oportunidade aos
e explorou outras possibilidades para além das fotografias, como
alunos para que pudessem realmente falar e mostrar com esse olhar
individual, particular, tudo o que cada um viveu e enfrentou nesse
período de mudanças que afetaram todos, registrando vivências,
experiências e reflexões dessa grande comunidade frente à pandemia.
MIRIAN TIECHER BORGES
mirian.borges@edu.sesisc.org.br
43